FATORES QUE AFETAM O DESEMPENHO ORGANIZACIONAL DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS A PARTIR DOS RELACIONAMENTOS INTENSIFICADOS PELAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Agências de viagens. Relacionamentos. Tecnologia de Informação e Comunicação. Desempenho organizacional.
Com o surgimento das tecnologias de informação e comunicação (TICs) ocorreram muitas mudanças nas relações interpessoais e comerciais em todo o mundo, o que favoreceu as empresas a manterem relações mais intensas com seus fornecedores e clientes. As TICs proporcionaram novos caminhos para as relações entre os canais de distribuição do turismo, levando a aumentos em competitividade, eficiência no setor, e melhoria do desempenho dos negócios. Nesta perspectiva, o presente trabalho consiste em adequar um modelo estrutural para investigar as relações existentes entre as variáveis capazes de influenciar no desempenho organizacional das agências de viagens a partir dos relacionamentos intensificados pelas tecnologias de informação e comunicação. Para que seja possível alcançar os objetivos propostos, será desenvolvida uma pesquisa de cunho hipotético-dedutivo, do tipo exploratória, de caráter descritivo, com um tratamento quantitativo. A modalidade escolhida para captar os dados será aplicação de questionários com os colaboradores e gestores das agências de viagens filiadas a ABAV. Os dados obtidos serão tratados pela estatística descritiva e inferencial, com o auxílio do SPSS e o pacote AMOS, versão 22.0. Foi realizado teste piloto para avaliar os padrões do questionário, onde foram aplicados 87 questionários online, usando a plataforma Google Formulários, distribuídos pela pesquisadora através de email e whatsapp. A partir dos resultados preliminares é possível confirmar índices de ajustamento e cargas fatoriais satisfatórias para o modelo estrutural proposto,indicando a tendência de que os intermediários do turismo devem intensificar suas relações com esses fornecedores, operadores turísticos e clientes, cujas estratégias permitem uma maior eficácia em toda a cadeia de valor.