A Experiência Turística Memorável de Argentinos que visitaram o Destino Natal (Brasil): Uma Análise do Conteúdo Gerado pelos Usuários na Internet.
Experiência turística memorável; conteúdo gerado pelo usuário; Internet; turista argentino; Natal.
No intuito de compreender a vivência do turista, a experiência turística emerge como um conceito-chave preso no meio de debates acadêmicos incessantes entre a perspectiva das Ciências Humanas e Sociais e os aspectos de Marketing e Administração. A busca de um consenso sobre as dimensões, variáveis e fases do constructo em questão se torna complexa pela sua carga subjetiva. Transversal à experiência turística, o conteúdo gerado pelos usuários (CGU) na Internet, além de influenciar as decisões dos turistas, também se apresenta como um caminho para reconstruir a experiência turística memorável. Por isso, a presente pesquisa objetiva analisar a experiência turística memorável de argentinos que visitaram o destino Natal (Brasil) refletida no conteúdo gerado por eles na Internet, considerando que desde 2013 a Argentina representa o principal mercado emissor de turistas internacionais para Rio Grande do Norte. Para isso, propõe-se uma pesquisa empírica de tipo descritivo-exploratório, desde a micro-perspectiva dos turistas refletida no CGU na comunidade virtual TripAdvisor, complementada por uma revisão sistematizada da literatura. A análise dos dados, obtidos manualmente, se sustenta numa abordagem interpretativa de métodos mistos sobre a experiência turística global e baseada em aspectos, configurada pelos métodos dedutivo e indutivo. Propõem-se técnicas de análise de conteúdo com apoio de software NVIVO 12. Apresentam-se os resultados de um teste piloto desenvolvido no período de janeiro-junho de 2019 com uma amostragem preliminar de 120 unidades de análise. Espera-se obter resultados finais que contribuam com um melhor entendimento sobre a natureza da experiência turística enquanto constructo no campo de Turismo, junto com um marco teórico-metodológico que possa ser aproveitado em forma prática por parte da Destination Management Organization (DMO) do estado de Rio Grande do Norte para obter um conhecimento aprofundado da experiência dos turistas argentinos e, assim, melhorar sua gestão do turismo receptivo internacional.