COMPETÊNCIAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO TURISMÓLOGO: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE REPRESENTANTES DO MERCADO E ACADEMIA
Turismo. Formação profissional. Competências e habilidades. Turismólogo.
A presente pesquisa foi elaborada com o intuito de ampliar as reflexões acerca do campo de estudo em Turismo e as nuances que envolvem a formação profissional, em nível superior, do turismólogo. Por sua natureza dinâmica, o universo turístico vem se revelando como um fenômeno complexo e, sob o ponto de vista educacional, essa relação se torna ainda mais evidente, pois a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade que engloba o conhecimento, possibilita diversas interpretações ao desenvolvimento de um arcabouço teórico único. Nesse sentido, a multiplicidade do saber turístico, muitas vezes, dificulta a compreensão sobre as reais capacidades, ou seja, habilidades e competências, que regem o futuro diplomado na área, bem como a identificação profissional para o mercado de trabalho. Portanto, o estudo tem como objetivo geral compreender a formação profissional e as competências do turismólogo, na percepção de representantes do “trade turístico”, coordenadores e professores do curso de turismo no estado do Rio Grande do Norte; e como específicos, investigar as competências profissionais exigidas na formação; analisar a formação profissional do graduado em turismo; e avaliar as competências para atuação profissional do bacharel. Em princípio, o estudo está alinhado a estima da pesquisadora que no decorrer da formação, em nível superior, pôde observar os impasses que ocorrem entre os anseios da academia e as exigências do mercado de trabalho, dicotomia que está trazendo uma nova realidade na demanda pelos cursos de Turismo no estado do Rio Grande do Norte. Assim, buscando compreensão sobre os respectivos universos, utilizou-se de metodologia de caráter qualitativa, exploratória, por meio de análise documental e de conteúdo, realizando-se entrevista semiestruturada com os coordenadores e professores representativos das graduações em Turismo do RN, e representantes do “trade turístico” do RN. Dessa forma, como resultado, constatou-se que a formação profissional em turismo no ensino superior desenvolve competências com a ênfase no planejamento e gestão, outros estudos sobre a temática devem ser analisados para complemento da pesquisa.