GESTÃO DA CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM EMPRESAS ORGANIZADORAS DE EVENTOS
Gestão. Criatividade. Inovação. Turismo de Eventos.
O avanço célere da comunicação tem provocado mudanças consideráveis em todos os contextos da sociedade. De igual maneira, vem transformando o cenário organizacional passando a exigir estratégias diferenciadas para lidarem com os desafios atuais. A criatividade e inovação emergem como ferramentas capazes de produzir um número maior de respostas e soluções, além de sustentar tomadas de decisões. Para otimizar esse resultados as organizações passam a orquestrar a gestão da criatividade e inovação, que é um processo orientado a potencializar a criação de ideias e transformá-las em soluções diferenciadas. A indústria do turismo têm se apropriado desse artificio, sobretudo organizações voltadas ao planejamento de eventos com vistas a construir uma vantagem competitiva. Desse modo, o presente trabalho objetiva analisar a relação entre a gestão da criatividade e a gestão da inovação em uma empresa organizadora de eventos turísticos. Como representante desse setor, definiu-se a Destaque Promoções, pela representatividade do Carnatal no mercado nacional de eventos turísticos. A pesquisa desenvolve-se com um caráter descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa. Utilizou-se como instrumentos para coleta de dados, questionários aplicados a uma amostra de dez colaboradores da organização e a observação não participante. Por meio da análise de conteúdo, embasada pela tabulação via softwares de edição de planilhas e o NVIVO (versão 11.0). Observa-se que a empresa possui uma cultura criativa bem implementada, entretanto não é detentora de uma estratégia orientada ao processo de inovação. As inovações, em sua grande maioria incrementais, ocorrem aleatoriamente e emergem a partir de problemas exógenos. Conclui-se que a relação entre a cultura criativa e o processo de inovação, nas empresas organizadoras de eventos, ocorre de forma dependente para que traga resultados plausíveis, o que corrobora com teorias anteriores ao revelar que a gestão da criatividade é fundamental, mas mostra-se apenas como o princípio para a inovação.