BRANDING DE DESTINOS TURÍSTICOS: UM ESTUDO A PARTIR DO “SAFFRON CITY BRAND CRITERIA”
Marketing de Lugares; Branding de Destinos Turísticos; Saffron City Brand Criteria; Destinos do Nordeste Brasileiro.
A competitividade no setor turístico incentiva as destinações a desenvolver estratégias e mecanismo para a sua diferenciação e posicionamento favorável. Para isto, uma das alternativas é a incorporação da gestão estratégica de marcas, entendida como um recurso capaz de comunicar a identidade única do destino, distingui-lo de seus concorrentes e realizar a sua promoção. Neste contexto, os estudos sobre o branding de destinos turísticos apresentam pesquisas voltadas para a construção, gestão e avaliação de marca e contribuem para o entendimento sobre como este processo ocorre nos destinos. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo analisar três destinos litorâneos e concorrentes do Nordeste brasileiro em relação às suas respectivas marcas, a partir do “Saffron City Brand Criteria”. Com metodologia de caráter descritivo-exploratória, de abordagem qualitativa, utilizou como recurso para coleta de dados, entrevistas abertas semiestruturadas com gestores e representantes dos trades turísticos dos destinos selecionados e pesquisa documental. Através de análise de conteúdo, auxiliada pelo Software de análises qualitativas e mistas Nvivo (versão 11.0), foi possível concluir que os destinos não dispõem de uma marca turística definida e orientada estrategicamente para alcançar objetivos do destino; possuem foco na dimensão física e tangível dos seus ativos em detrimento das dimensões emocional e simbólica; apresentam posicionamento baseado nos produtos turísticos existentes, almejando atender objetivos e públicos que se assemelham; apresentam diferentes relações entre aqueles que gerenciam a marca e aqueles ao qual a marca pertence. Por fim, são apresentadas reflexões sobre o parâmetro Saffron City Brand Criteria e sua aplicação no contexto dos destinos brasileiros e agenda para pesquisas futuras.