ISOMORFISMO INSTITUCIONAL NA ADOÇÃO DE TECNOLOGIA NO TURISMO: UMA ANÁLISE EM HOTÉIS DE NATAL/RN
Teoria Institucional; Isomorfismo; Adoção de tecnologia; Turismo; Hotéis.
À proporção que o setor turístico incorpora tecnologias reconfigurando a distribuição e utilização de produtos e serviços, a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) passa a ser um tema de investigação no turismo tendo em vista tais transformações no setor. Ao observarmos os estudos que discutem sobre a adoção da tecnologia por operadoras de turismo, esses estão centrados em identificar a diversidade ou os fatores que diferenciam as organizações e seus padrões das demais em relação à adoção da tecnologia. A teoria institucional estabelece uma visão macro de mudança estrutural, definida como isomorfismo nas organizações. O objetivo geral do estudo é analisar como essa pressão isomórfica, a partir da teoria institucional, está presente nos hotéis de Natal/RN na adoção de tecnologias de informação e comunicação. Para isso, a pesquisa realizou entrevista com 20 empreendimentos da rede hoteleira na cidade. O instrumento de coleta foi composto por um roteiro semiestruturado, o qual fora aplicado de forma presencial durante o período de setembro a novembro de 2017. Para apreciação dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, contando com o auxílio da utilização do Software de análises qualitativas e mistas Nvivo, em sua versão 11.0. A apreciação dos dados mostra que o ambiente organizacional fornece pressão em como a tecnologia vem sendo adotada nesses estabelecimentos. Ficou evidenciado que os hoteleiros buscam adotar tecnologia para parecerem legítimos perante o mercado, principalmente entre os consumidores. Para isso adotam padrões, imitam a concorrência, e buscam serem bem avaliados no ambiente virtual em sites como TripAdvisor, Booking, Decolar, entre outros, para que desse modo sejam aceitos pelo campo em que operam e prolonguem sua sobrevivência no mercado. Conclui-se que o isomorfismo institucional está presente na adoção de tecnologia no setor hoteleiro analisado e que, a partir da pesquisa, é possível obter uma perspectiva de como essas forças atuam nas organizações.