MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DE TURISMO COM SUPORTE EM MÍDIAS SOCIAIS PARA APOIAR A CONSTRUÇÃO DO DESTINO TURÍSTICO INTELIGENTE
Gestão do Conhecimento. Destino Turístico Inteligente. Mídias Sociais. Turismo.
O turismo é um setor baseado no conhecimento, onde as tecnologias de informação e comunicação permitem rapidez na transferência, compartilhamento, utilização, armazenamento e geração de novos conhecimentos. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento (GC) aliada às tecnologias facilita os processos de obtenção e compartilhamento de informações relativas ao planejamento da viagem (pré-viagem), auxilia os visitantes durante a estadia no destino e permite que ao retornar a sua origem o consumidor turístico divulgue sua experiência de viagem, bem como deixe seu feedback sobre os serviços consumidos. Assim, o presente projeto tem como objetivo central propor um modelo de gestão do conhecimento (GC) em organizações públicas de turismo (OPT’s) com suporte em mídias sociais e aplicativos turísticos para apoiar a construção do destino turístico inteligente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa de caráter exploratório à medida que se propõe a estudar um fato novo e aprofundar a compreensão da gestão do conhecimento em OPT’s, sobretudo com ênfase em mídias sociais e aplicativos turísticos. Para a obtenção das informações relativas às organizações a serem estudadas adaptou-se o instrumento de Bukowitz e Williams (2002), o Diagnóstico de Gestão do Conhecimento (DGC) com os instrumentos de Sigala e Chalkiti (2014) e Ahmad (2010). No sentido de validar o modelo proposto serão empreendidas entrevistas com professores e pesquisadores da área de GC.