ESTRATÉGIAS DE PRECIFICAÇÃO DOS HOTÉIS EM NATAL E PIPA/RN: UMA APLICAÇÃO DO MODELO DE SHOEMAKER (2003)
Hotelaria. Marketing. Valor. Precificação.
O presente trabalho tem como objetivo principal de pesquisa, analisar as estratégias de precificação adotadas por hotéis de médio e grande porte em Natal e Pipa/RN aplicando o modelo do Shoemaker (2003) para análise. O objetivo geral está norteado pelos seguintes objetivos específicos: a) Identificar quais são as ações de precificação adotadas pelos empreendimentos hoteleiros; b) Classificar as estratégias utilizadas, segundo o modelo de Shoemaker (2003); c) Propor um conjunto de sugestões para os hotéis analisados. O referencial teórico desse trabalho baseia-se no estudo das principais publicações nacionais e internacionais sobre setor hoteleiro, marketing, estratégias de precificação e valor. A metodologia aplicada apresenta caráter descritivo com abordagem qualitativa de dados, que almeja obter resultados através da realização de entrevistas semiestruturadas, pesquisa bibliográfica e documental. O estudo tem como público-alvo, gerentes e proprietários de 10 (dez) hotéis de médio e grande porte localizados na cidade de Natal/RN e na praia de Pipa/RN, por serem os dois destinos turísticos mais visitados no Estado e, por conseguinte, possuírem o maior parque hoteleiro. O cronograma das atividades de pesquisa iniciou-se no 1º semestre do ano de 2014 finalizando em junho do ano de 2016, onde os dados obtidos foram devidamente analisados a partir do modelo teórico escolhido para validação dessa pesquisa. Diante da pesquisa, observou-se a utilização de estratégias de precificação e itens valorativos no trade hoteleiro do público analisado, corroborando assim, com taxas expressivas de ocupação.