TURISMO E REDES DE PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA: ANÁLISE DAS RELAÇÕES DOS ATORES SOCIAIS DA REDE TUCUM, NO PERÍODO DE 2008 A 2016
Atores sociais. Redes. Rede Tucum. Turismo de base comunitária.
Experiências de turismo de base comunitária vêm despontando em todo o mundo e se caracterizam por ser um modelo de organização do turismo situado no eixo alternativo ao convencional, que tem como principal elemento chave a organização e participação comunitária no planejamento, gestão e desenvolvimento da atividade turística. Estasiniciativas buscam como mecanismo de fortalecimento a construção de redes. O presente trabalho tem, portanto, como objetivo geral analisar as relações entre os atores sociais envolvidos com o desenvolvimento do turismo na Rede Cearense de Turismo Comunitário (Rede Tucum). Para tanto, apoia-se no entendimento sobre redes de autores como Capra (2002); Castels (2013); Rovere (1999); Tolkach, King, & Pearlman (2013). Foi realizado um estudo exploratório, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo em quatro comunidades participantes da Rede. O método de abordagem foi qualitativo e os dados obtidos foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que as relações entre os diversos pontos da rede se dá pela existência de processos de comunicação estabelecidos por meio de elos em comum como a luta pelo território, a afirmação de suas identidades e o desenvolvimento do turismo comunitário. Observou-se, no entanto, que o processo de colaboração entre as iniciativas participantes encontra-se enfraquecido, principalmente, devido às barreiras no processo de comunicação e a falta de recursos enfrentados pela Rede e pelas comunidades.