O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos
Turismo e Cinema. Imagem de Destino. Turismo Induzido por Filmes.
Este projeto de pesquisa trata das relações sinérgicas entre turismo e cinema, numa perspectiva de que filmes podem influenciar o contexto turístico dos lugares usados como cenários. Tem como objetivo analisar o impacto do cinema na imagem do destino retratado. Utiliza o tipo de estudo exploratório-descritivo, fazendo uso de pesquisa bibliográfica e experimental e do procedimento survey. Para isso, adota o caso de filmes de diferentes gêneros, Cidade de Deus e Rio, e seus efeitos na imagem do Brasil e na intenção de visitá-lo. Pretende-se exibir os filmes em sessões fechadas para espanhóis, em Barcelona, antes e depois das quais os participantes serão convidados a preencher um mesmo questionário, de modo a detectar mudanças em suas percepções e intenções em relação ao Brasil. A segunda parte da pesquisa consistirá na análise qualitativa desses dois filmes, considerando seus fatores de indução ao turismo, permitindo relacioná-los às respostas dadas nos questionários. Espera-se que os resultados relatem os efeitos imediatos dos filmes na imagem do Brasil, assim como que permitam o entendimento da relação entre o conteúdo fílmico e sua capacidade de motivar a visita ao destino retratado.