COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA DE EVENTOS CORPORATIVOS: UM ESTUDO NOS CONVENTIONS & VISITORS BUREAU DA REGIÃO NORDESTE
Gestão de eventos. Estratégia. Comunicação e promoção. Eventos corporativos.
A pesquisa tem como objetivo analisar a comunicação utilizada pelos conventions para captação de eventos corporativos, como valor estratégico de promoção da imagem dos destinos turísticos na região nordeste (Brasil). O estudo é de natureza exploratória e descritiva, com caráter funcionalista e amostra não probabilística. A investigação se utiliza de abordagem qualitativa, com análise populacional dos Convention & Visitors Bureau’s e recorte indicado por meio de pesquisas do ICCA (2013), a qual indicava os maiores resultados de captação de eventos internacionais para os destinos (Salvador, Fortaleza, Recife e Natal). Para coleta de dados qualitativos será realizada entrevista semiestruturada com os presidentes, vice-presidentes e equipe técnica do setor de promoção dos conventions. O tratamento e apreciação do instrumento serão por meio da técnica de análise de conteúdo. Como análise preliminar observa-se que as ações das fundações associativas, realizadas com o trabalho em equipe e de forma integrada têm alavancado o setor de eventos, com a formulação de campanhas promocionais, institucionais e comerciais, por meio de diversas ações, como showcase, famtour, presstrip, road show e a inserção do marketing criativo, com ações voltadas para a experiência.