O FREVO PARA ALÉM DO FREVO: UMA PROPOSIÇÃO CÊNICO-PEDAGÓGICA
Frevo; Dança; Carnaval; Ludicidade; Ensino.
O Frevo é uma expressão singular da cultura brasileira que se articula com a dança, música e performance, trazendo consigo características que transcende a festividade carnavalesca, inserindo-se em um contexto sociocultural, cênico, corporal e patrimonial. Para esta pesquisa, elegemos um frevo pensado e dançado, que se articula a partir de sua energia, de sua ludicidade e acima de tudo de sua resistência que impulsiona a liberdade criativa no ato de dançar/aprender/ensinar. Para tanto, nos embalos dos clarins de momo, trouxemos para este arrastão de frevo, referências que discutem a dança, a educação, o carnaval e o patrimônio, entre eles Cárdenas (1981), Silva (2018), Figueiredo (2019), Freire (1996), Alves (2003), Marques (2007), IPHAN (2016), que, no pique do frevo, caindo nas molas, vão tocando e cantando a vassourinha nesta escrita. Nesse contexto investigativo e vivencial, apresentamos uma proposição cênico-pedagógica, pautada em uma metodologia lúdica e criativa, capaz de ensinar e aprender a presente dança.