UM PALCO PINTADO DE VERMELHO: CRIAÇÃO CÊNICA INSPIRADA NA OBRA DE TEREZA COSTA RÊGO
Interdisciplinaridade; criação cênica; memória; Tereza Costa Rêgo
Esta pesquisa investiga o processo de criação cênica inspirado na obra da pintora pernambucana Tereza Costa Rêgo, com ênfase na imagem recorrente da menina-mulher com o guarda-chuva vermelho. O estudo tem como ponto de partida o encontro pessoal da autora com a exposição da artista no Museu do Estado de Pernambuco (MEPE), a partir do qual se desenvolve uma investigação que entrelaça memória afetiva, escrita de si e práticas da cena. A dissertação adota as cartas endereçadas à avó da autora e à própria pintora como estratégia metodológica que articula autobiografia, reflexão estética e experimentação cênica. O guarda-chuva vermelho torna-se símbolo e gesto dramatúrgico, desdobrando-se na criação do exercício cênico solo Guarda-chuva, concebido para ser apresentado em espaços domésticos. A pesquisa fundamenta-se em autoras como Fayga Ostrower, Sônia Rangel e Cecília Salles, propondo uma metodologia poética que costura memória, imagem e corpo em processo criativo.