PROCESSO DE CRIAÇÃO DE MATRIZES: O TEATRO RITUAL E AS FIGURAS ARQUETÍPICAS DO TZOLKIN
Teatro Ritual, Figuras Arquetípicas, Tzolkin, Processo de criação, Normose.
Este estudo visa investigar como as figuras arquetípicas do calendário maia, o Tzolkin (Argüelles, 1987), podem ser usadas na criação de matrizes corporais tomando como referência as práticas do Teatro Ritual (Haderchpek, 2021). Busca-se, para além da dimensão artística, um processo de autoconhecimento que evidencie reflexões sobre a espiritualidade e a consciência humana. Partindo da pesquisa-ação-participativa e da conversa como metodologia de pesquisa, delineia-se um processo de criação cuja análise adota um caráter qualitativo. Esta pesquisa abrange ainda uma reflexão sobre a normose (Weil; Leloup; Crema, 2003), a análise de alguns signos do Tzolkin e a criação de matrizes dentro de dois contextos específicos: a disciplina de Elementos de Treinamento Pré-Expressivos e o processo de experimentação com o Grupo Arkhétypos. Tais experiências incorporam os signos do Tzolkin e ressignificam as descobertas dos sujeitos envolvidos na ação. Constata-se que o trabalho com as figuras arquetípicas do Tzolkin permitiu aos participantes deste processo que eles se reconectassem consigo mesmos, redimensionando a experiência estética.