Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANNA BÁRBARA DE ARAÚJO FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUANNA BÁRBARA DE ARAÚJO FARIAS
DATA : 21/09/2025
HORA: 09:00
LOCAL: remoto
TÍTULO:

VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE UM PROTÓTIPO DE JOGO SÉRIO
PARA REALIDADE VIRTUAL IMERSIVA - UMA VISÃO CINÉTICO
FUNCIONAL

 


PALAVRAS-CHAVES:

Realidade Virtual Imersiva; Jogos sérios; Estudo de validação.


PÁGINAS: 47
RESUMO:

Introdução: A realidade virtual (RV) surge como uma inovação tecnológica e
uma ferramenta promissora na reabilitação, baseada em três características
principais: Imersão, interação e imaginação. Seu uso preconiza a
estimulação da neuroplasticidade, promovendo estímulos neurais e
facilitando respostas adaptativas. Os jogos sérios vem ganhando espaço ao
longo dos anos por demonstrarem ser uma ferramenta adaptativa e
personalizada, porém, ainda são escassos os estudos envolvendo a
validação dos jogos sérios no contexto da reabilitação, em concomitância a
uma avaliação cinético-funcional, dada a sua importância para o
enriquecimento de informações, a fim de fomentar a utilização da RV como
recurso terapêutico. Objetivo: Validar o conteúdo de um jogo de RVi para
reabilitação de membros superiores (MMSS) de indivíduos pós AVC e testar
a usabilidade com profissionais expert em jogos terapêuticos considerando
uma análise cinético- funcional. Métodos: Refere-se a um estudo descritivo
centrado na validação de conteúdo de um jogo sério de RVI e no seu teste de
usabilidade com profissionais experts em ciência da computação e
reabilitação, considerando uma análise cinético-funcional. A pesquisa será
realizada presencialmente no LIPERV/UFRN. A etapa de validação, contará
com uma amostra de 10 juízes (5 fisioterapeutas e 5 profissionais da área da
ciência e tecnologia), atuantes na cidade de Natal/RN, com disponibilidade
para executarem o jogo presencialmente. A seleção dos juízes ocorrerá por
conveniência, e o rastreio feito pela equipe de pesquisa considerando os
currículos na plataforma Lattes. Para a coleta de dados, serão aplicados os
instrumentos System Usability Scale (SUS), as dimensões de validação de
conteúdo, e a análise cinético funcional será realizada de forma descritiva e
observacional com com base no Modelo de Hedman . Análise dos dados: Os
dados descritivos serão apresentados por média aritmética, desvio padrão,
mediana, com um intervalo de confiança de 95%, já os dados qualitativos,
serão apresentados por meio de frequência absoluta e relativas em suas
respectivas categorias. Para validação e usabilidade do jogo será avaliada a
concordância entre os participantes através do Índice de Validade de
Conteúdo (IVC) e o coeficiente de Alpha de Cronbach. Por fim, uma análise
descritiva contendo sugestões e comentários dos juízes, será realizada de
forma integrada com uma análise cinético-funcional. Resultados preliminares
e esperados: O jogo inicialmente projetado para treino cognitivo em idosos,
atualmente apresenta uma nova fase para treino de alcance de MMSS em
pacientes pós - AVC, visando sua adequada aplicabilidade no contexto
cinético funcional. O jogo foi aperfeiçoado para aprimorar a experiência do
usuário, após a identificação de bugs relacionados ao design, iniciação,
interatividade e finalização .. Espera-se com essa pesquisa, investigar a
usabilidade deste protótipo de RVi e coletar dados cinético-funcionais para
proporcionar uma intervenção mais robusta, individualizada e centrada na
funcionalidade, além da formação de um banco de dados que auxiliem no
aprimoramento deste protótipo e criação de novos jogos sérios imersivos.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2125044 - CANDICE SIMOES PIMENTA DE MEDEIROS - nullPresidente - 2374822 - FABRICIA AZEVEDO DA COSTA CAVALCANTI
Externa à Instituição - THAIANA BARBOSA FERREIRA PACHECO - UFRN
Notícia cadastrada em: 11/09/2025 09:17
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