DISPOSITIVOS VESTÍVEIS PARA ANÁLISE DA VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA, FREQUÊNCIA CARDÍACA E PRESSÃO ARTERIAL EM PACIENTES CARDIOPATAS: UM PROTOCOLO DE REVISÃO SISTEMÁTICA
Dispositivos vestíveis; Variabilidade da frequência cardíaca; Doenças cardiovasculares; Frequência cardíaca; Pressão arterial.
Introdução: As doenças cardiovasculares (DCV) representam a principal causa de mortalidade em todo o mundo, sendo influenciadas por fatores de risco como dietas inadequadas, sedentarismo e estresse. A monitorização de sinais fisiológicos, como a variabilidade da frequência cardíaca (VFC), a frequência cardíaca (FC) e a pressão arterial (PA), é crucial para a avaliação da saúde cardiovascular. Dispositivos vestíveis têm emergido como ferramentas promissoras para essa monitorização, mas a sua acurácia em comparação aos métodos padrões ainda necessitam de investigação. Objetivo: O objetivo principal deste estudo é analisar a eficácia e a precisão dos dispositivos vestíveis na monitorização da VFC, FC e PA em pacientes com DCV. Os objetivos secundários incluem estimar a validade desses dispositivos na avaliação da qualidade de vida, qualidade do sono e atividade física dos pacientes. Métodos: O estudo consistirá em uma revisão sistemática, registrada no International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO). Será realizada uma busca nas bases de dados Pubmed/Medline,Embase, Web of Science, Scopus, PsyINFO e IEEE Xplore. Serão incluídos artigos observacionais que avaliaram a VFC, FC e PA utilizando dispositivos vestíveis em pacientes com DCV. Os dados serão extraídos, sintetizados e avaliados metodologicamente por avaliadores independentes. Resultados esperados: Este estudo visa contribuir para a prática clínica ao fornecer uma análise crítica da eficácia dos dispositivos vestíveis na monitorização de sinais clínicos da saúde cardiovascular.