Banca de DEFESA: GABRIEL ALVES MENDES - (Retificação)

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: GABRIEL ALVES MENDES

DATA: 17/02/2011

HORA: 15:00

LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL

TÍTULO:

“Estudo de Sistemas Complexos com Interações  de Longo Alcance: Percolação, Rede Termo-Estatística e Tráfego Veicular”


PALAVRAS-CHAVES:
cadeias lineares, expoentes críticos, redes complexas e tráfego veicular.

PÁGINAS: 116

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Física

SUBÁREA: Física da Matéria Condensada

ESPECIALIDADE: Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas

RESUMO:

Nessa tese, abordaremos problemas físicos que apresentam um alto grau de complexidade a partir de ferramentas e modelos utilizados na Mecânica Estatística. Daremos ênfase ao estudo de sistemas com interações de longo alcance entre os quais o caso da percolação com ligações de longo alcance em cadeias lineares, redes complexas com métricas e tráfego veicular.  O fluxo numa cadeia linear (percolação) com interações de primeiros vizinhos só ocorre em pc=1, porém se levarmos em conta “ligações de longo alcance” o quadro é completamente diferente ou seja a transição entre a fase  percolante e a fase não percolante ocorre para um valor de p < 1.  Este tipo de transição continua ocorrendo mesmo quando diluímos o sistema (“diluição dos sítios”). Alguns desses efeitos foram estudados nesse trabalho, como a extensividade do sistema, a evolução das propriedades críticas em função da diluição, etc.  Em particular, mostramos que a diluição não altera a Universalidade do sistema. Em outro trabalho, apresentamos a rede termo-estatística com ligação preferencial e crescimento.  Também levamos em conta que às ligações estão associadas a um certo custo (peso). Calculamos a distribuição P(k), bem como a distribuição de energia por sítio e pela energia total do sistema.  Neste modelo de rede complexa que tem como caso particular o modelo de Barabási-Albert, fizemos uma conexão entre a distribuição de conectividade e a Mecânica não Extensiva de Tsallis. Por último, estudamos o tráfego veicular em redes complexas a fim de entender como o congestionamento se alastra numa rede de rodovias quando submetido a um fluxo crescente de carros.  Nesse sentido, desenvolvemos dois modelos que nos possibilitam a analise do fluxo total em todas as ruas bem como o fluxo nas saídas do sistema e o comportamento do número total de ruas congestionadas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 346143 - ANANIAS MONTEIRO MARIZ
Externo à Instituição - HANS JÜRGEN HERRMANN - ETH
Externo à Instituição - JOSÉ SOARES DE ANDRADE JÚNIOR - UFC
Interno - 345099 - LIACIR DOS SANTOS LUCENA
Presidente - 346140 - LUCIANO RODRIGUES DA SILVA
Interno - 1294916 - MADRAS VISWANATHAN GANDHI MOHAN
Notícia cadastrada em: 20/01/2011 12:24
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