“NEGRO É A RAIZ DA LIBERDADE”: a dialética entre a “questão cultural” e a consubstancialidade das relações sociais no Brasil na obra de Dona Ivone Lara.
Formação social brasileira; questão cultural; consubstancialidade; samba; Dona Ivone Lara
A presente projeto de dissertação tem como propósito a análise das expressões da dialética entre a “questão cultural” e a consubstancialidade das relações sociais no Brasil presentes na vida e obra da cantora e compositora Dona Ivone Lara. A cultura popular constitui uma das principais fontes de luta e resistência ao capitalismo. Na sociedade capitalista a cultura reproduz os modos de vida e as expressões da produção artística próprios de uma sociedade de classes. Por meio dela são direcionadas ideias e princípios voltados à legitimação e fortalecimento dos interesses das classes dominantes. Especialmente em países de capitalismo dependente, as contradições presentes na cultura popular podem exprimir os interesses das classes subalternas, ao mesmo tempo em que expressam também elementos da cultura dominante. No Brasil o samba é o gênero musical de destaque na representação artística do modo de vida e dos interesses da classe trabalhadora, ao passo que possui sua concretização em meio a um processo dialético que envolve as bases da formação socioeconômica, política e cultural do país imbricadas nas relações sociais de sexo, raça e classe particulares de um capitalismo periférico em um território marcado por relações coloniais. Deste modo, por meio de pesquisas bibliográficas e documentais, de viés exploratório e abordagem qualitativa, analisaremos as imbricações sócio-históricas do desenvolvimento capitalista na formação da “questão cultural” brasileira. Através do método materialista histórico-dialético, buscaremos expressões desses elementos na obra da artista, numa perspectiva de totalidade social, considerando sua práxis artístico-cultural como uma forma de produção cultural contra hegemônica representativa de um modo de vida específico da classe trabalhadora na sociabilidade de classes no Brasil. Realizaremos durante esta pesquisa, portanto, um estudo acerca do modo como os determinantes da formação econômico-social brasileira influenciam a formação de uma “questão cultural” no país, expressa intensamente da produção do samba, em especial na obra de Dona Ivone Lara.