Desafios da Educação do Campo: uma análise da efetividade do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) no contexto do Rio Grande do Norte (2010-2022)
Questão Agrária. Educação do Campo. Políticas Públicas. PRONERA.
A dissertação de mestrado proposta tem como objetivo analisar a efetividade do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) no estado do Rio Grande do Norte, investigando seus resultados na promoção da educação no campo e do fortalecimento dos assentamentos rurais. Partindo de um contexto histórico marcado por desigualdades no campo brasileiro e pela emergência de movimentos sociais rurais, o estudo busca compreender como o PRONERA surge como uma iniciativa emblemática de educação do campo, articulada com a luta pela reforma agrária. A pesquisa fundamenta-se na análise da trajetória do PRONERA no estado desde sua regulamentação em 2010 até 2022, considerando as mudanças institucionais e a alocação de recursos para a política de reforma agrária e para o próprio programa. A pesquisa se baseia em uma ampla revisão bibliográfica, análise de dados quantitativos e qualitativos relacionados à educação no campo e à atuação do PRONERA, assim como também em entrevistas e questionários com egressos que permitirão uma compreensão mais profunda das experiências e percepções dos envolvidos com o Programa no estado. Por meio desse processo, busca-se contribuir para o debate acadêmico e para o aprimoramento das políticas públicas voltadas para a educação do campo no Brasil, especialmente no contexto do estado do Rio Grande do Norte.