Educação superior e mercadoria : um estudo sobre as politicas educacionais do governo Bolsonaro
Educação Superior. Direito. Mercadoria
A presente dissertação trata-se de uma pesquisa científica de abordagem qualitativa. Utilizando o materialismo histórico crítico dialético de Karl Marx como fundamental para seu desenvolvimento. O objeto de estudo deste trabalho é a Educação superior e mercadoria : um estudo sobre as politicas educacionais do governo Bolsonaro. O objetivo geral deste estudo, portanto, foi analisar a trajetória da Educação Superior no Brasil, considerando os determinantes que a inserem no circuito mercadológico, considerando o ano de 2016 como marco regulatório da expansão da privatização da ES até o momento do governo neoliberal de Bolsonaro. a metodologia utilizada compreendeu estudo bibliografico e analise documental. Para elaborarmos esse estudo, buscamos responder as seguintes questões norteadoras: Quais os pressupostos teóricos e políticos para legislar o Ensino Superior, e as implicações da reforma do Estado para a Educação?; Qual funcionalidade da Educação Superior para o Capital, considerando a relação entre mercadoria e educação?; Quais as tendências da Educação Superior no contexto de reprodução ampliada do capital e os mecanismos que a levam ao circuito da mercadoria?. não nos restam dúvidas de que existe uma conexão entre educação e movimento econômico no tocante à educação superior no Brasil. Essa conexão, também pode ser compreendida como uma relação ontológica . Torna- se nítido, assim, que a forma como a educação superior configurava-se, em seus primórdios, em suas raízes mais profundas, não é díspar do que apresentamos em nossa hipótese de que a “educação superior foi e é privilégio de uma classe em detrimento de outra”.