O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA PROFISSIONAL NO SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
O processo de consciência; Conservadorismo; Serviço Social; Consciência Profissional.
A trajetória do Serviço Social brasileiro é marcada pelo coroamento de dimensões profissionais distintas em momentos históricos também distintos, balizando aí o processo de construção da consciência profissional num conjunto um tanto diversificado e complexo. Por tempos, a categoria consciência foi tomada como algo evidente, pois para alguns teóricos a sua própria natureza está na “autocompreensão”, um atributo pelo qual o homem pode conhecer e julgar sua própria realidade, logo, não haveria necessidade de elucidarmos sua existência. Para tantos outros, ela esteve atrelada ao conhecimento, à possibilidade dos seres humanos refletirem sobre o real e a realização individual de seus atos, mediação essa que se dá pela via da moral, dentre várias outras compreensões. Contudo, os conceitos, as definições, as compreensões e as teorias sobre a consciência não se resumem a essas direções apontadas anteriormente, pelo contrário, temos um conjunto de correntes racionais e irracionalistas que tratam dessa temática, dentre elas, a tradição marxiana/marxista, pela qual parte da afirmação da unidade entre consciência e o ser social – esses dois momentos da materialidade do ser (matéria e espírito) formam uma unidade dialética. Dessa forma, partimos do entendimento de que a consciência é construída dentro de uma processualidade, como resultado de uma relação social maior, não é algo fixo, imutável, não é um ente construído, pronto e acabado, mas que se constrói na processualidade do ser social, por um conjunto de mediações concretas e abstratas, como partes de uma totalidade social. Assim, podemos considerar a consciência profissional como aquela que é um modo particular de objetivação da consciência humana-social, ou seja, ela forma uma unidade com a consciência individual, na qual diferentes elementos advindos do processo próprio de vida de cada sujeito sintetizam, pois, sob determinadas condições, um todo que podemos caracterizar como consciência profissional. Partindo, portanto, dessas premissas, da existência de um processo de consciência humana-social, e, na particularidade das profissões, do movimento de construção de uma consciência profissional, pretendemos nessa pesquisa de doutorado analisar a consciência profissional no âmbito do Serviço Social na contemporaneidade, enquanto processo/movimento de construção, apreendendo suas determinações históricas no transe da consciência individual para a consciência profissional. Consideramos que em tempos de decadência ideológica regressiva, essa decadência recai decisivamente na consciência individual e profissional de forma, também, regressiva. A construção dessa pesquisa se vincula, por uma opção teórico-metodológica do pesquisador, à tradição marxista, já que essa é a teoria capaz de apreender o ser da consciência em sua totalidade. No caminho metodológico a ser percorrido, utilizaremos a pesquisa bibliográfica e análise documental. Na pesquisa bibliográfica, pautaremos nossa fundamentação teórico-política na tradição marxiana e marxista, tendo em vista o método adotado, pela qual temos mais possibilidades de apreendermos os fundamentos ontológicos acerca do processo de construção da consciência profissional no âmbito do Serviço Social brasileiro nos tempos atuais. Nossa perspectiva, é de analisar as produções existentes acerca do que estamos considerando processo da consciência profissional, a partir das produções publicadas nos eixos: Serviço Social, Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional; Ética, Direitos humanos e Serviço Social, indexados nos anais do XVI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) do ano de 2019, tendo em vista que esse é o maior congresso dessa categoria profissional, com recorte, para aqueles trabalhos que versam acerca da consciência profissional, da ética, da moral, do projeto ético-político do Serviço Social, e do conservadorismo presente no trabalho e na formação profissional. E, no processo de construção e análise dos dados utilizaremos a abordagem qualitativa, a qual nos possibilita apreender essa realidade, em suas múltiplas determinações.