NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO DO PROCEDIMENTO LÓGICO CLASSIFICAR DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA FORMAR CONCEITOS MATEMÁTICOS
Enfoque da Atividade da Psicologia; Sistema Teórico de Galperin; Procedimento Lógico Classificar; Pensamento Matemático; Pensamento Profissional Docente.
Esta pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UFRN, vinculada à linha de pesquisa Educação, Formação e Profissionalização Docente e está inserida no contexto do projeto aprovado pela CNPQ intitulado “Aprender a ensinar habilidades lógicas do pensamento como uma via para a formação de conceitos científicos na escola”. O objetivo principal foi caracterizar os níveis de desenvolvimento do procedimento lógico classificar em professores de Matemática como conteúdo do Pensamento Profissional Docente (PPD) quando planejam situações de ensino para a formação de conceitos matemáticos no Ensino Fundamental Anos Finais, dada a importância desse procedimento no desenvolvimento do pensamento matemático nos estudantes. Esta pesquisa está fundamentada no Enfoque da Atividade da Psicologia (EAP) aplicado à Profissionalização Docente baseando-se em autores como Núñez, Ramalho e Pereira (2024); Núñez, Pereira e Barros (2025); Galperin (1966; 1978; 1979; 1987; 1989; 2001); Talízina (1988; 2000; 2001; 2009); Nechaev (2015); Leontiev (2021). A pesquisa parte do pressuposto de que uma experiência formativa sob a perspectiva do EAP aplicada à profissionalização docente possibilita a caracterização de níveis de desenvolvimento do procedimento lógico classificar, em professores de Matemática, quando planejam situações de ensino que exigem esse procedimento. A experiência formativa do diagnóstico inicial do PPD foi realizada em seis encontros com 4 professores de Matemática, que cursavam a disciplina Seminário Avançado I: Teorias de Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da UFRN. Os procedimentos metodológicos adotados como instrumentos de coleta de informações foram a prova pedagógica, a observação e a entrevista. A análise dos resultados revelou que os professores apresentam dificuldades em explicitar corretamente o conceito de classificar, sua articulação com outros procedimentos lógicos, sua função no desenvolvimento do pensamento conceitual dos estudantes, bem como apresentam dificuldades para elaborarem avaliações diagnósticas que permitissem caracterizar os níveis de desenvolvimento do procedimento lógico classificar em seus alunos.