EDUCAÇÃO ANCESTRAL DO MEU POVO KARIRÍ TAPUYA TARAIRIÚ
povos originários; semiárido; memória.
O objetivo central dessa pesquisa é apresentar a oralidade como estratégia educativa da cultura. Esse trabalho pretende sistematizar os rastros da memória ancestral indígena em pontos chave do semiárido paraibano, através das narrativas familiares de minha raiz materna e paterna. Tendo como objeto de estudo a educação ancestral do meu povo Karirí Tapuya Tarairiú, entendendo que a educação é também aprendizagem da cultura. As narrativas familiares são trabalhadas aqui como centelhas que ativam a ancestralidade, para mostrar como a oralidade é um forte mecanismo da cultura, que potencializa o que é repassado entre as diversas gerações, por modos educativos de resistência pela cultura étnica. A metodologia utilizada para esse trabalho é qualitativa, com uso de narrativas que compõem a oralidade como prática socioeducativa de povos do semiárido, que faz uso de diferentes esferas do conhecimento para compor epistemologias múltiplas da ancestralidade, como diálogo de saberes diversos. O modo como as narrativas são trabalhadas na tese não pretende restringir essas narrativas a um único povo do semiárido, mas trata-se de narrativas de diversos povos que juntos formam culturas diversas e cosmovisões múltiplas. Portanto, a proposta principal aqui estabelecida é de partilha de saberes, diálogo de saberes, mas com o caráter vivo dessa memória, que não está apenas no passado, está no campo experiência do presente para assim dizer que há modos de experiência, que são milenares e que proporcionam um enraizamento profundo com a Mãe Terra. Esta tese contribui para a valorização da ancestralidade por meio da oralidade, na forma de narrativas familiares, para perpetuação e manutenção da tradição cultural étnica e para o fortalecimento da resistência desses povos, que representa um dos caminhos de volta às raízes mais arcaicas da humanidade, ativando memórias de ancestralidade que possam confluir para uma consciência humana com a natureza que somos parte.