Estudo de caso sobre a importância da memória do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte
Memória institucional; Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER-RN); Preservação.
Este trabalho aborda parte da memória do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER-RN), tendo como foco a preservação documental das ações e experiências de seus servidores. O objetivo principal é realizar um diagnóstico da documentação histórica, atualmente armazenada na Biblioteca da instituição, a fim de identificar seu estado de conservação, organização e potencial de contribuição para a valorização da memória institucional. A pesquisa utiliza o método indutivo, com abordagem qualitativa, e se caracteriza como aplicada. O recorte temporal compreende documentos produzidos entre 1958 e 2004, custodiados na Biblioteca da EMATER-RN. Para a construção do referencial teórico, foram consultadas bases como o Portal de Periódicos da Capes, via Acesso CAFe, o Google Acadêmico e a Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos de Informação (BRAPCI), destacando-se autores como Amaral, Matias e Sarvo (2024), Pollak (1992) e Nora (1993). Como produto final, espera-se desenvolver um documento de diagnóstico sobre o estado de conservação das produções institucionais da EMATER-RN armazenadas na Biblioteca e que atualmente estão carentes de tratamento técnico.