AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE SUPORTE DE MISTURAS DE SOLOS COM BRITA GRADUADA ASFÁLTICA (BGA) PARA USO EM CAMADAS DE BASE E SUB-BASE DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS
Pavimentação; Misturas de Solos; BGA; CBR.
O sistema de transporte rodoviário desempenha um papel fundamental no Brasil, sendo responsável pelo deslocamento de cargas e passageiros. Em 2023, prevê-se o transporte de mais de 22 milhões de passageiros, indicando um aumento de 18,75% em comparação com o ano anterior. No ano de 2022, esse meio de transporte representou aproximadamente 64,7% da matriz de transporte de cargas. O crescente aumento na demanda destaca a urgência de investimentos em novos projetos e na manutenção das vias existentes. Diante dessa necessidade, este trabalho avaliou a capacidade de suporte de misturas de diferentes tipos de solos do Estado do Rio Grande do Norte, associados a resíduos oriundos de uma usina de asfalto, denominados de Brita Graduada Asfáltica (BGA), com percentuais de 10% e 20%, em massa. A metodologia do trabalho foi realizada através de ensaios de caracterização, compactação, Índice de Suporte Califórnia (CBR) e Fluorescência de Raio-X (FRX), com fins voltados para a utilização das misturas em camadas de sub-base e base de pavimentos rodoviários flexíveis. Ao término do estudo, constatou-se que quatro amostras com elevados percentuais de areia, em sua composição granulométrica, na condição de solo puro, e, a mistura de solo com 20% de BGA, todas na energia de compactação modificada, com reuso de material, forneceu ganhos consideráveis na capacidade de suporte, possibilitando a sua utilização nas camadas estruturais de base e sub-base de pavimentos flexíveis.