Banca de DEFESA: MARIA IZABELLI CASSIANO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA IZABELLI CASSIANO DA SILVA
DATA : 02/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Ensino Híbrido - IFRN Parnamirim
TÍTULO:

Permanência escolar: O olhar dos estudantes com deficiência de um Campus do IFRN


PALAVRAS-CHAVES:

Permanência acadêmica; estudantes com deficiência; educação profissional; IFRN.

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PÁGINAS: 168
RESUMO:

A presente dissertação teve como objetivo analisar as ações articuladas que influenciam a permanência com qualidade de estudantes com deficiência nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), com foco em um campus localizado na região metropolitana de Natal/RN. A realização do estudo justifica-se diante do aumento progressivo de matrículas desses estudantes, impulsionado por políticas públicas como o TEC NEP, o PRONATEC e, especialmente, a Lei de Cotas (Lei nº 13.409/2016). Parte-se da hipótese de que o acesso, embora garantido, não assegura por si só a inclusão efetiva. Com abordagem qualitativa, a pesquisa envolveu análise documental, observações no campus e entrevistas semiestruturadas com estudantes com deficiência (visual, física, intelectual e TEA). A escuta sensível e qualificada das vozes desses estudantes foi o eixo central da investigação, proporcionando compreensões mais profundas sobre suas experiências, percepções e desafios vivenciados no cotidiano escolar. A análise dos dados foi organizada em eixos temáticos: identificação com o curso, aprendizagem e interação, acessibilidade, apoio extraescolar e ações institucionais. Os resultados evidenciam avanços nas políticas de inclusão do IFRN, mas também revelam lacunas estruturais, pedagógicas e atitudinais que ainda dificultam a permanência com qualidade desses estudantes. Como produto, foi elaborado um vídeo motivacional com estudantes com deficiência, dando visibilidade às suas experiências e contribuindo para a reflexão institucional. A pesquisa destaca a importância de ações articuladas, integradas e contínuas para a consolidação da educação inclusiva na Rede Federal de Educação Profissional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3903631 - BLENDA CARINE DANTAS DE MEDEIROS
Interna - ***.422.544-** - LISIE MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS - UFPB
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO - IFRN
Notícia cadastrada em: 09/06/2025 05:56
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