Permanência escolar: O olhar dos estudantes com deficiência de um Campus do IFRN
Permanência acadêmica; estudantes com deficiência; educação profissional; IFRN.
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A presente dissertação teve como objetivo analisar as ações articuladas que influenciam a permanência com qualidade de estudantes com deficiência nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), com foco em um campus localizado na região metropolitana de Natal/RN. A realização do estudo justifica-se diante do aumento progressivo de matrículas desses estudantes, impulsionado por políticas públicas como o TEC NEP, o PRONATEC e, especialmente, a Lei de Cotas (Lei nº 13.409/2016). Parte-se da hipótese de que o acesso, embora garantido, não assegura por si só a inclusão efetiva. Com abordagem qualitativa, a pesquisa envolveu análise documental, observações no campus e entrevistas semiestruturadas com estudantes com deficiência (visual, física, intelectual e TEA). A escuta sensível e qualificada das vozes desses estudantes foi o eixo central da investigação, proporcionando compreensões mais profundas sobre suas experiências, percepções e desafios vivenciados no cotidiano escolar. A análise dos dados foi organizada em eixos temáticos: identificação com o curso, aprendizagem e interação, acessibilidade, apoio extraescolar e ações institucionais. Os resultados evidenciam avanços nas políticas de inclusão do IFRN, mas também revelam lacunas estruturais, pedagógicas e atitudinais que ainda dificultam a permanência com qualidade desses estudantes. Como produto, foi elaborado um vídeo motivacional com estudantes com deficiência, dando visibilidade às suas experiências e contribuindo para a reflexão institucional. A pesquisa destaca a importância de ações articuladas, integradas e contínuas para a consolidação da educação inclusiva na Rede Federal de Educação Profissional.