A CONTAÇÃO E SONORIZAÇÃO DE HISTÓRIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO MUSICAL ACESSÍVEL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Educação Especial; Música; Educação Infantil; Contação e sonorização de História.
O presente trabalho teve como objetivo analisar a participação de crianças com deficiência em atividades de contação e sonorização de histórias, utilizadas como recursos pedagógicos musicais acessíveis na Educação Infantil. Quanto à metodologia, conduziu-se uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação com 18 crianças de 5 a 6 anos de uma escola de Educação Infantil da rede particular de ensino da cidade de Natal/RN. Para a pesquisa, foi desenvolvido um projeto pedagógico de contação e sonorização de histórias, composto por 10 encontros semanais, cada um com duração de 30 minutos. No decorrer dos encontros, foram propostas atividades de contação e sonorização de histórias, incorporando práticas pedagógico-musicais, como exercícios práticos de acompanhamento musical, jogos cantados, brincadeiras de imitação rítmica, sonora e gestual, entre outras atividades. Os resultados apontaram para uma lacuna de trabalhos que discutem os objetivos desta pesquisa. Também foi constatado que as crianças com deficiência participaram ativamente das atividades realizadas, contribuindo de forma significativa para seu desenvolvimento musical, bem como para o aprimoramento das habilidades motoras, cognitivas e sociais, além do desenvolvimento de sua autonomia, independência e tomada de decisões. A pesquisa revelou ainda a importância do suporte contínuo das assistentes no momento das atividades musicais. Como produto desse processo, foi criado um e-book com informações sobre música e inclusão na Educação Infantil, uma sequência didática pedagógico-musical voltada para professores que atuam na educação básica, utilizando a contação e sonorização de histórias como recursos pedagógicos acessíveis na Educação Infantil.