Banca de DEFESA: ROZANA RAMOS NEVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROZANA RAMOS NEVES
DATA : 21/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Bloco de Aulas do CE/UFRN - Auditório
TÍTULO:

ESTRATÉGIAS DE ENSINO: POSSIBILIDADES PARA A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA



PALAVRAS-CHAVES:

Educação Especial; Deficiência Múltipla; Estratégias de Ensino; Prática Pedagógica; Currículo.



PÁGINAS: 133
RESUMO:

O presente estudo tem como objetivo geral analisar as estratégias de ensino utilizadas no processo de aprendizagem de uma criança com deficiência múltipla, e como objetivos específicos: identificar e descrever essas estratégias nos anos iniciais do Ensino Fundamental, investigar como se deu a mediação que os professores descreveram para identificá-las e – a partir de uma pesquisa documental qualitativa com metodologia baseada na análise de conteúdo de Bardin – elaborar um guia educacional para auxiliar nos processos de  aprendizagem dessas crianças em salas de aula comuns. A pesquisa foi embasada no estudo de quinze relatórios e da proposta pedagógica da escola, a partir da descrição feita pelos professores da evolução da aprendizagem de uma criança que cursou (de 2016 a 2020) os anos iniciais do Ensino Fundamental  no Núcleo de Educação da Infância do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN). Trata-se de uma criança com deficiência múltipla sensorial e surdez profunda, diagnosticada com quadro de meningoencefalite e Transtorno do Espectro Autista (TEA). É válido ressaltar que a temática da escolarização de crianças com deficiência múltipla ainda é escassa de estudos no cenário nacional e internacional. Na análise documental, reunimos os relatórios e a proposta pedagógica da escola, fizemos uma leitura flutuante do material  (dividindo por ano de ensino) e organizamos a proposta em três momentos: Tipologia de Colégio de Aplicação, Currículo e Organização Pedagógica. Posteriormente, realizamos a análise das estratégias de ensino, tendo como referencial preponderante a perspectiva histórico-cultural – pela proficuidade dos conceitos que apresenta sobre as questões relacionadas à aprendizagem, em especial quando o desenvolvimento das pessoas ocorre de maneira específica, conforme postulado por Vygotsky (2022) – em interface com os pressupostos da concepção de ensino de Freire (1997), num movimento constante de construção e reconstrução do objeto do conhecimento. Realizamos também uma reflexão acerca das produções científicas relacionadas à deficiência múltipla no campo educacional. Os resultados da investigação apontam que as estratégias de ensino, quando levam em consideração a necessidade educacional específica da criança, possibilitam avanços significativos na sua aprendizagem. A pesquisa possibilitou a produção do guia educacional “Estratégias de Ensino para Crianças com Deficiência Múltipla” e indicou a importância da publicação de materiais empíricos produzidos nas escolas para contribuir na elaboração de estratégias mais inclusivas para esse tipo de deficiência. 



MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - VANESSA CRISTINA PAULINO - UFSCAR
Interna - 1296000 - ADRIANE CENCI
Interna - 2330676 - ELIZABETH ROMANI
Presidente - 1717416 - JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAUJO
Externa ao Programa - 3063485 - KATIA REGINA LOPES COSTA FREIRE - UFRNInterna - 2432915 - MARISTELA DE OLIVEIRA MOSCA
Notícia cadastrada em: 28/02/2024 11:02
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