Estudo experimental em túnel de vento subsônico do arrasto e sustentação em velocidade subsônica do demonstrador da combustão supersônica X-43.
Scramjet, X-43, velocidade subsônica, força de arrasto, força de sustentação, túnel de vento subsônico
Os demonstradores de tecnologia scramjet tem por finalidade demonstrar a propulsão hipersônica aspirada em velocidades hipersônicas, ou seja, 5 vezes acima da velocidade do som na altitude de voo. O projeto desses veículos visa se adequar aos esforços aerodinâmicos térmicos e estruturais a velocidades superiores a Mach 5. Um veículo scramjet funciona apenas a velocidades hipersônicas, porém para sair de um aeródromo e chegar a velocidade e altitude de operação o veículo deve ser conduzido por uma outra aeronave ou outra forma de propulsão. Portanto um veículo hipersônico como o X-43 passa por todas etapas de voo desde o repouso, passando pelos regimes de velocidade subsônica, transônica, supersônica até de atingir velocidade hipersônica. Apesar dos projetos possuírem uma grande equipe de profissionais os projetistas de veículos Scramjet frequentemente ignoram a estabilidade subsônica em projetos em velocidades hipersônicas, mas para um projeto final viável, a estabilidade e a manobrabilidade em velocidades baixas (subsônicas) são cruciais para um veículo bem-sucedido, tendo em vista que na atualidade existem apenas veículos hipersônicos com propósitos militares, existem estudos de viabilidade de veículos para transporte de passageiros. Pouco se sabe do comportamento aerodinâmico em voo subsônico deste veículo portanto neste presente estudo será feita a analise aerodinâmica das forças de arrasto e de sustentação em voo subsônico da geometria do demonstrador Scramjet X-43 da Nasa em escala de 1:3,7 em túnel de vento fechado na velocidade de cruzeiro de 20 m/s para verificar a viabilidade dessa geometria para um voo estável com ângulo de ataque de 0°, ou seja, eixo da aeronave perpendicular ao fluxo de ar.