Banca de DEFESA: DANIEL ECCO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: DANIEL ECCO

DATA: 05/04/2011

HORA: 10:00

LOCAL: Auditório CCET

TÍTULO:

Remoção de Ruídos Sísmicos utilizando Transformada Wavelet 1D e 2D com Software em desenvolvimento


PALAVRAS-CHAVES:

Remoção do Ruído de rolamento superficial, Transformada Wavelet, Wavelet Daubechies, Autoresolução, linguagem JAVA, Produto Tensorial.


PÁGINAS: 71

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Civil

RESUMO:

Na atividade exploratória de hidrocarbonetos a grande incógnita é a localização das jazidas. Grandes esforços são empreendidos na tentativa de melhor identificá-las, localizá-las e, ao mesmo tempo, otimizar a relação custo-benefício da extração de Petróleo. Os métodos sísmicos são os mais utilizados pelo fato de serem indiretos, isto é, sondam as camadas de subsuperfície sem invadi-las.

O sismograma é a representação do interior da Terra e de suas estruturas através de um arranjo convenientemente disposto dos dados obtidos por meio da sísmica de reflexão. Um grande problema nessa representação é a intensidade e variedade de ruídos presentes no sismograma, como o ruído de rolamento superficial que contamina os sinais relevantes e pode mascarar as informações desejadas, trazidas por ondas espalhadas em regiões mais profundas das camadas geológicas.

Desenvolvemos uma ferramenta para suprimir estes ruídos que usa transformadas Wavelets 1D e 2D. O programa, em linguagem Java, faz a separação das imagens Sísmicas considerando as direções (horizontal, vertical e mistas ou locais) e faixas de comprimentos de ondas que formam essas imagens, usando Wavelets de Daubechies, Autoresolução que duplica o comprimento das ondas e Produto Tensorial das bases de Wavelets.

Desenvolvemos a opção, em uma mesma Autoresolução, de usar o produto tensorial de Wavelets de dimensão 2 ou produto tensorial de Wavelets de dimensão 1 pelas identidades. Neste último caso, temos a Decomposição em Wavelets de um sinal bidimensional em uma única direção. Esta decomposição permite alongar numa determinada direção as Wavelets bidimensionais, corrigindo efeitos de escalas. Em outras palavras, aperfeiçoamos o tratamento de uma imagem sísmica, usando Wavelet 1D e Wavelet 2D em etapas diferentes de Autoresoluções.

Também implementamos melhorias na visualização das imagens associadas às decomposições em cada Autoresolução, facilitando as escolhas das imagens com os sinais de interesse para reconstrução da imagem sem os ruídos. O programa foi testado com dados reais e os resultados obtidos foram de boa qualidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6344748 - JOAQUIM ELIAS DE FREITAS
Interno - 346140 - LUCIANO RODRIGUES DA SILVA
Externo à Instituição - SAMYR SILVA BEZERRA JÁCOME - UFRN
Notícia cadastrada em: 02/03/2011 08:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao