ESTUDO DE SISTEMAS MULTICOMPONENTES NO PROCESSO DE INJEÇÃO CÍCLICA DE VAPOR.
Injeção cíclica de vapor, modelos composicionais, pseudocomponentes, simulação numérica
No Nordeste brasileiro existem reservatórios de óleos pesados, nos quais se utiliza a injeção de vapor como método de recuperação. Este processo permite diminuir a viscosidade do óleo, aumentando a sua mobilidade e melhorando o volume de óleo a ser recuperado. A injeção de vapor é um método térmico e ocorre na forma contínua ou cíclica. A injeção cíclica de vapor pode ser repetida diversas vezes. Cada ciclo consiste de três etapas distintas: a fase de injeção na qual o vapor é injetado, dentro do poço produtor, por um período específico de tempo; em seguida, o poço é fechado para permitir a condensação do vapor e a transferência de calor para o óleo e para rocha; e por fim, a fase de produção na qual o poço é colocado em produção, durante meses ou anos. O ciclo se repete até atingir um limite econômico. A injeção cíclica se torna menos eficiente à medida que o número de ciclos aumenta. Este trabalho visa estudar o efeito de modelos composicionais na injeção cíclica de vapor, através de simulações, analisando a influência do número de pseudocomponentes no que diz respeito à vazão de óleo, produção acumulada de óleo, fator de recuperação e tempo de simulação. Nas situações analisadas foram comparados o modelo de fluido de três fases e três componentes conhecidos como “Black-oil”. Foram realizadas simulações, utilizando um simulador comercial a partir de um modelo de reservatório homogêneo com características similares às encontradas no Nordeste brasileiro. Observou-se que quanto maior o número de componentes, maior é o tempo gasto na simulação. Já para os parâmetros analisados, verifica-se que a vazão de injeção de vapor e a qualidade do vapor influenciam na produção acumulada de óleo e no fator de recuperação. O número de componentes não exerceu muita influência na produção acumulada, nem no fator de recuperação de óleo, porém foi significativa na produção de gás do sistema.