Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA KAROLYNE LOBO BEZERRA ABE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA KAROLYNE LOBO BEZERRA ABE
DATA : 05/05/2025
HORA: 08:30
LOCAL: LABCIM
TÍTULO:

REPRODUÇÃO E ANÁLISE DE MICROCÁPSULAS DE SÍLICA EM PASTAS DE CIMENTO PARA PETRÓLEO


PALAVRAS-CHAVES:

Microcápsulas; Autorreparo; Materiais inteligentes, Cimentação


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Os materiais de autorreparo, considerados "materiais inteligentes”, podem utilizar microcápsulas com agentes químicos que se ativam ao entrarem em contato com fissuras ou trincas, promovendo o autorreparo.

Este estudo visa a replicação da síntese de microcápsulas de sílica encapsuladas em resina epóxi e peróxido de metil-etil-cetona, conforme desenvolvido por Oliveira (2024). Os objetivos, são a otimização das condições de síntese dessas microcápsulas, visando sua aplicação como aditivos em matrizes cimentícias, avaliação da capacidade de autorreparo em trincas e fissuras, identificar através de micrografias ocorrência de produtos proveniente da hidratação do cimento.

A metodologia foi dividida em duas etapas: na primeira, microcápsulas de sílica foram sintetizadas utilizando Tetraetil Orto Silicato (TEOS), ácido clorídrico (HCl), resina epóxi e PMEK, seguidas de processos de centrifugação, lavagem e secagem. Na segunda etapa, essas microcápsulas foram incorporadas em pastas de cimento classe G, moldadas em corpos de prova e curadas por 28 dias. Após a secagem e indução de fissuras, os corpos de prova foram caracterizados por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Dispersão de Energia de Raios X (EDS) para avaliar morfologia, distribuição e eficácia do autorreparo.

Os resultados indicaram que as microcápsulas encapsuladas com resina epóxi apresentaram morfologia lisa e dimensões variando de 100 a 500 μm, enquanto as de peróxido variaram de 20 a 100 μm. A porosidade das microcápsulas foi influenciada pela relação entre TEOS e água, e a composição química revelou a presença de silício (Si), carbono (C) e oxigênio (O). A concentração de silício nas bordas das trincas sugere interação com o ambiente, potencializando o autorreparo. Embora o rendimento obtido (0,8 a 1 g) tenha sido inferior ao reportado por Oliveira (2024), o estudo ressalta a importância da otimização das condições de síntese para aprimorar a eficácia das microcápsulas em aplicações de autorreparo em matrizes cimentícias.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1298936 - ANTONIO EDUARDO MARTINELLI
Interno - 1804366 - JÚLIO CÉZAR DE OLIVEIRA FREITAS
Externo à Instituição - RAFAEL DA SILVA FERNANDES - UFRN
Notícia cadastrada em: 25/04/2025 15:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao