Banca de DEFESA: MATEUS SOARES COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MATEUS SOARES COSTA
DATA : 28/11/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

DO (COM)TEXTO À SALA DE AULA: AS DIMENSÕES DA LEITURA PARA O LETRAMENTO MATEMÁTICO NUMA PERSPECTIVA FREIREANA


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento matemático; Investigação Temática; Três momentos pedagógicos; Ensino Fundamental anos finais.


PÁGINAS: 112
RESUMO:

A matemática frequentemente é tida como uma disciplina difícil e abstrata na educação básica, reduzida por muitas vezes na sala de aula aos seus aspectos formais e formulistas, dissociada do contexto dos educandos. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como principal objetivo investigar as potencialidades e as limitações de uma proposta de ensino de matemática partindo dos contextos dos educandos, a fim de promover o letramento matemático numa perspectiva contextualizada, crítica e transformadora. As ideias da leitura de mundo e leitura da palavra foram articuladas a algumas ideias do letramento matemático numa perspectiva crítica libertadora e fundamentam nossa proposta. Dessa maneira, elaboramos um produto educacional que iniciou com uma investigação temática junto à comunidade escolar participante, resultando em um tema gerador trabalhado ao longo das atividades: a falta de água. A partir desse tema gerador organizamos um produto educacional composto de quatro unidades estruturadas na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, em que iniciamos com uma problematização inicial sobre a água, organizando posteriormente os conhecimentos por meio de uma abordagem em um formato de história em quadrinhos, introduzindo assim os conceitos de unidades de medidas relacionados ao saneamento básico e ao racionamento d'água e, por fim, aplicando os conhecimentos discutidos na elaboração de uma proposta coletiva para encarar o problema do desperdício d'água na escola. Nosso produto educacional foi aplicado em uma turma de 6º ano do ensino fundamental regular, de uma escola pública do município de Serra Caiada-RN, na forma de uma sequência de quatro encontros da disciplina de matemática. Os dados coletados foram analisando com o referencial da análise textual discursiva, com a unitarização das informações em unidades de sentido, categorizadas em três dimensões da leitura e, por fim, comunicar através de metatextos resultantes da análise. A partir desses resultados, pudemos identificar as dimensões da leitura mobilizadas pelos estudantes participantes, promovendo assim reflexões e ações sobre as situações-limite anunciadas. Acreditamos assim que o presente produto educacional ao ser estruturado a partir de uma investigação temática e dos três momentos pedagógicos, buscou, além de abordar um conteúdo programático vivenciado, desenvolver uma conscientização acerca das implicações da falta d’água, fomentando uma postura crítica acerca das situações-limites encontradas nos contextos vivenciados pelos educandos e promovendo uma aprendizagem para além das paredes da escola.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1357301 - FLAVIA POLATI FERREIRA
Interna - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Externa à Instituição - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA - UFPA
Notícia cadastrada em: 12/11/2025 11:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao