Gamificação em espaços não formais de ensino na perspectiva da Educação para a Sustentabilidade
gamificação; trilha ecológica; prática reflexiva; educação para a sustentabilidade; espaço não formal de ensino.
Esta pesquisa foi desenvolvida em um espaço não formal de ensino abordando a gamificação e a importância da Educação para a Sustentabilidade como ferramenta essencial para formar cidadãos críticos e conscientes diante dos desafios socioambientais atuais. Diante disso, ela teve como objetivo analisar as concepções de professores do Ensino Médio sobre a gamificação e a Educação para a Sustentabilidade, bem como avaliar a motivação e o engajamento de seus estudantes, a partir da aplicação de uma trilha gamificada sobre Sustentabilidade, buscando promover práticas pedagógicas inovadoras para os professores e favorecer a aprendizagem dos estudantes em espaços não formais de ensino. Assim, foi proposto como produto educacional desta pesquisa, uma trilha gamificada sobre sustentabilidade, intitulada Missão Sustentável, a fim de unir teoria e prática para uma experiência imersiva e significativa. Além disso, destacou-se o papel da prática docente reflexiva e do ensino crítico, fundamentais para transformar a educação em um processo de emancipação e construção coletiva de soluções. A amostra foi composta por 6 professores e 84 estudantes da 1º série do Ensino Médio de diferentes escolas. Metodologicamente, esta pesquisa configura-se como quali-quantitativa, de natureza aplicada, com propósito exploratório e caracterizada como pesquisa-ação. Como método de coleta e análise de dados, utiliza-se observações e questionários. Na construção e interpretação dos dados obtidos pelos questionários, algumas questões foram estruturadas em formato de múltipla escolha — com o intuito de verificar a aprendizagem dos estudantes — enquanto outras seguiram a Escala de Likert. Os resultados indicaram mudanças positivas nas concepções dos professores desta pesquisa sobre a gamificação, a Educação para a Sustentabilidade e um aumento expressivo na valorização do Parque das Ciências como espaço pedagógico. Entre os estudantes, observou-se alto engajamento, motivação e melhoria na compreensão dos conceitos de sustentabilidade. Conclui-se que a trilha Missão Sustentável proporcionou uma experiência educativa eficaz, favorecendo a integração entre teoria e prática, fortalecendo a reflexão dos professores e promovendo aprendizagens significativas sobre sustentabilidade em um espaço não formal de ensino.