Banca de DEFESA: GEOVANNA GOLDMA DE SOUZA LOPES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GEOVANNA GOLDMA DE SOUZA LOPES
DATA : 03/11/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Miniauditório da Escola de Ciências e Tecnologia/UFRN
TÍTULO:

ESCAPE ROOM EDUCATIVO: DESAFIANDO ESTEREÓTIPOS E INCENTIVANDO A PARTICIPAÇÃO FEMININA NAS CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS


PALAVRAS-CHAVES:

Escape Room Educativo; Ensino de Ciências; Estereótipos de Gênero; Mulheres na ciência e na tecnologia; Metodologias Ativas.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

A participação feminina nas áreas de Ciências e Tecnologia tem sido historicamente influenciada por estereótipos de gênero, impactando o interesse e a confiança das meninas nessas disciplinas desde a Educação Básica. Diante desse cenário, este estudo teve como objetivo analisar o potencial de um Escape Room Educativo como ferramenta pedagógica para promover a desconstrução de estereótipos de gênero e incentivar a participação feminina em áreas científicas e tecnológicas. Para isso, foi desenvolvido um produto educacional voltado ao ensino de conteúdos de Ciências e Máquinas para o Ensino Fundamental/Anos Finais fundamentado nos Estudos de Gênero e Feminismo e Ciência, Tecnologia e Sociedade, buscando evidenciar a influência dos contextos sociais e culturais na construção do conhecimento científico e tecnológico. Com abordagem qualitativa, a pesquisa foi conduzida com estudantes do 7º ano e estruturada por meio da aplicação de questionários prévios e posteriores à aplicação do produto educacional, observação participante e análise das produções dos estudantes. A sequência
didática incluiu desafios gamificados organizados em quatro estações temáticas, cada uma abordando conceitos científicos e destacando o papel de cientistas mulheres na História da Ciência. As atividades foram planejadas para estimular a resolução de problemas e a colaboração entre os participantes. Os resultados indicaram que a experiência com o Escape Room Educativo possibilitou uma maior participação das alunas nas atividades propostas. Em grupos mistos, observou-se uma diferenciação na distribuição das tarefas, com meninas atuando predominantemente na interpretação dos enigmas e meninos assumindo as atividades práticas. Já nos grupos
compostos majoritariamente por meninas, a divisão das responsabilidades foi mais equilibrada, sugerindo que a maior representatividade feminina pode ter favorecido um engajamento mais uniforme nas dinâmicas científicas e tecnológicas. A análise dos questionários revelou que a experiência contribuiu para ampliar o interesse dos  estudantes pelos temas abordados e para fomentar a valorização do papel das mulheres na ciência. Conclui-se que o Escape Room Educativo constituiu uma abordagem didática com potencial para estimular o engajamento de meninas em ciências e tecnologias, desafiando concepções estereotipadas e favorecendo um ensino mais inclusivo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1753033 - CARLA GIOVANA CABRAL
Interna - 2524706 - GIULIANNA PAIVA VIANA DE ANDRADE SOUZA
Interna - 2527364 - MARTA FIGUEREDO DOS ANJOS
Externa à Instituição - CINTIA DE SOUZA BATISTA TORTATO - IFPR
Notícia cadastrada em: 24/10/2025 14:38
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