UTILIZAÇÃO DAS ÁREAS VERDES DA ESCOLA COMO ESPAÇO EDUCATIVO PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS ECOLÓGICOS.
Trilha interpretativa, lembrança estimulada, ecologia, unidade didática.
Este trabalho visa avaliar a contribuição de áreas verdes da escola como espaço educativo para aprendizagem de conceitos ecológicos na escola estadual Dr. Manoel Vilaça-Natal/RN. O trabalho foi realizado com alunos do ensino fundamental II. Buscou-seidentificar as percepções dos alunos sobre os conteúdos de ecologia; elaborar e aplicar uma sequência de atividades de ensino potencialmente significativa sobre conceitos de meio ambiente e cadeia alimentar;implementar uma trilha interpretativa;avaliar a aprendizagem de conteúdos por meio de pré-teste, pós-teste e método da Lembrança Estimulada; validar a sequência de atividades proposta a partir da identificação e análise de situações de ensino-aprendizagem. O levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos por meio do pré-teste foi essencialàidentificação dos subsunçores adequados e parcialmente adequados, pois serviram como “âncora” para posteriorampliação dos conceitos científicos contidos nesta pesquisa. Constatou-se ganho cognitivo por parte dos alunos dos conteúdos ecológicos conceituais quando comparados às respostas formuladas no início, durante e ao final das atividades. Percebemos que a utilização das áreas verdes da escola como espaço educativo contribuiu no aspecto motivacional, pois os alunos foram protagonistas ao longo de todo processo de ensino-aprendizagem ao participarem ativamente das atividades propostas por essa unidade de ensino.Verificou-seque a aplicação das atividades foi capaz de desenvolver nos alunos diversos conteúdos procedimentais como: observações e registros, levantamento de hipóteses, argumentação, negociação de significados com posterior sistematização dos dados. A incorporação de conteúdos atitudinais como respeito ao meio ambiente; saber trabalhar em equipe, planejar, elaborar e executar ações de cidadania e responsabilidade socioambientaltambém foi observada.Espera-se nesta pesquisa que a utilização das áreas verdes da escola aliada à aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa revele-se como sendo uma ferramenta eficaz no ensino de ciências do ensino fundamental II.