O EPISODIO HISTORICO DAS “GAROTAS DO RADIO” NO ENSINO FUNDAMENTAL
Radioatividade; Garotas do rádio; narrativas histórico-pedagógicas; Sequência didática.
O presente mestrado tem como foco a aplicação de uma sequência didática sobre o episódio histórico das “Garotas do Rádio”. Propõe-se um produto educacional voltado para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II na disciplina de Ciências. Trata-se de uma transposição didática da História da Ciência, baseada nos chamados três Momentos Pedagógicos, com a utilização de narrativas históricos-pedagógicas que relatam as ocorrências envolvendo jovens contratadas para pintar mostradores de relógios com tinta radioativa no início do século XX. Devido à falta de conhecimento, na época, sobre os perigos do rádio, muitas dessas trabalhadoras desenvolveram graves problemas de saúde, levando a batalhas judiciais contra a empresa na qual trabalhavam. Esta proposta didática pode ser utilizada para abordar as complexas interações entre ciência e sociedade, bem como questões éticas e de gênero, colaborando para que os alunos compreenderem a ciência de forma mais contextualizada e crítica.