Banca de DEFESA: RAENE GALVÃO FARIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAENE GALVÃO FARIAS
DATA : 21/08/2023
HORA: 15:00
LOCAL: https://meet.google.com/yme-vtwt-nmv
TÍTULO:

Discalculia: História, Memória, (Trans)Form(Ação)


PALAVRAS-CHAVES:

Discalculia. Ensino de Matemática. Inclusão. Narrativas. Produto Educacional.

 

 


PÁGINAS: 166
RESUMO:

A Discalculia é uma deficiência específica na aprendizagem aritmética que ocorre em indivíduos sem, necessariamente, distúrbios neurológicos, psiquiátricos, sensoriais e emocionais. Ao encontro disso, percebe-se no espaço-tempo do/no cotidiano escolar inúmeras dificuldades dos alunos relacionadas à capacidade de resolver problemas matemáticos e a certas habilidades com cálculos – essas dificuldades intercorrem da Discalculia? Entende-se que no centro de uma investigação historiográfica com narrativas, reflexões acerca de estudantes discalcúlicos sejam necessárias, dando visibilidade aos olhos do sistema educacional, em especial ao professor de Matemática, que poderá ter ações assertivas para esses estudantes no contexto sala de aula. De posse desta premissa, definiu-se o objetivo geral desta investigação que consiste em elaborar uma narrativa histórica dos processos de identificação, diagnóstico, intervenção e inclusão de um estudante discalcúlico em uma escola da cidade de Assú/RN. Para tanto, apoiamo-nos em uma pesquisa de natureza qualitativa, destacando interpretações, valores e as experiências humanas. Neste diapasão, atrela-se à pesquisa bibliográfica e a documental. Para tanto, como instrumento, recorreu-se a entrevistas, a fim de reconstituir e narrar como se dá o ensino e a aprendizagem de Matemática de um aluno que possui Discalculia e o que demanda tal diagnóstico daqueles que estão ao seu redor. Em vista disso, os resultados apresentados ganham lugar em dois eixos: a voz dos atores, àqueles que vivenciam a Discalculia – pais, estudantes, professores, psicopedagogos – descreveu-se a (trans)form(ação) de suas práticas, diante da realidade pessoal vivida e, um Produto Educacional – um vídeo – que traz, por meio da Literatura de Cordel, a existência de discalcúlicos nas escolas, destacando a importância desse diagnóstico, de seus familiares e dos membros da escola. O primeiro, é desenvolvido a partir de uma discussão entrelaçada à intertextualidade. O segundo, por sua vez, passou por um processo de análise junto a professores de Matemática, pedagogos e licenciandos do curso de Matemática, com o intuito de averiguar, ao passo final, a relevância da produção supracitada. Diante das discussões e reflexões suscitadas ao longo deste estudo, concluímos que, com a narrativa, conseguimos perceber contribuições para o entendimento sobre os processos de identificação, diagnóstico, intervenção e inclusão de alunos no contexto escolar, pois com base nas falas dos entrevistados, refletimos à importância de acompanhar o aluno desde as primeiras atividades escolares, com o intuito de que essas possam levar a um diagnóstico preciso com profissionais que atuam neste cenário. Além disso, a escola se permitirá ser como mola propulsora, juntamente com a família, para que haja as intervenções pedagógicas na construção de conhecimento do discalcúlico. Ademais, a inclusão ganha centralidade. Esta, por sua vez, é um eixo preponderante capaz de tornar o estudante discalcúlico imerso nos espaços escolares e sociais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3315007 - LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
Interna - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Externa à Instituição - DANIELLE FERREIRA GARCIA - UFRN
Externo à Instituição - MARCELO BEZERRA DE MORAIS - UERN
Notícia cadastrada em: 31/07/2023 15:32
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