Banca de DEFESA: MARA CRISTINA JULIO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARA CRISTINA JULIO DE OLIVEIRA
DATA : 07/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/ocq-tdex-tns
TÍTULO:

Princípio de Arquimedes: uma abordagem multicontextual na formação docente



PALAVRAS-CHAVES:

História da Ciência; Natureza da Ciência; Pseudo-história; Formação Docente; Princípio de Arquimedes


PÁGINAS: 479
RESUMO:

A introdução de discussões sobre a Natureza da Ciência para a alfabetização científica do estudante da Educação Básica vem sendo uma solicitação recorrente na legislação educacional, e a utilização da História da Ciência tem sido apontada como uma das possibilidades para essa inserção. Contudo, costuma-se observar uma acentuada deficiência nos materiais didático-pedagógicos, os quais não atendem a prescrições legais relativas à História da Ciência e à Natureza da Ciência e apresentam uma historiografia ultrapassada. O professor, cuja formação geralmente é deficiente nesses aspectos, não está preparado para identificar essas lacunas e atuar de modo a atenuá-las. Considerando esses dois aspectos, desenvolvemos um produto educacional para a formação inicial e continuada de professores de Física da Educação Básica. Trata-se de um material de apoio para curso de formação docente que propõe uma abordagem multicontextual para o Princípio de Arquimedes, abrangendo aspectos científicos, metacientíficos e pedagógicos. O material proposto contempla diversos objetivos. Busca inserir os docentes em formação em atividades de reflexão sobre aspectos da construção histórica do Princípio de Arquimedes a partir de fontes primárias e secundárias da História da Ciência. Mais particularmente, em termos históricos, tem como recorte o episódio envolvendo Arquimedes e a coroa do Rei Hieron de Siracura. Procura aproximar licenciandos e professores em atuação da leitura de materiais acadêmicos acessíveis sobre o conteúdo físico específico e de interesse para o Ensino de Física. Propõe, ainda, a reflexão sobre a temática Natureza da Ciência e a sensibilização para a importância da utilização didática da História da Ciência por meio do estudo de trechos da legislação educacional e de editais do Programa Nacional do Livro Didático. Busca sensibilizar esse público a respeito da necessidade de avaliar as alusões a elementos históricos, narrativas e eventuais iniciativas de transposição didática da História da Ciência presentes nos livros didáticos. Considerando os referidos objetivos, a aplicação do produto educacional foi realizada em curso de extensão e teve como público-alvo professores atuantes e em formação, provenientes de diversas regiões do país, que o acompanharam de forma remota. Discutimos os resultados obtidos na aplicação, e, em decorrência do que se pôde notar, apresentamos sugestões a possíveis interessados na utilização do produto educacional.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1645641 - JULIANA MESQUITA HIDALGO FERREIRA
Interno - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
Externo ao Programa - 2646069 - ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
Externa à Instituição - CAROLINA GUAL DA SILVA
Notícia cadastrada em: 19/01/2022 20:21
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