FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA E OS CONCEITOS DE GENÉTICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ensino de Ciências, Formação inicial de professores de Química, Conceitos básicos de genética, Questões Sociocientíficas.
A Ciências Naturais constitui-se em área de conhecimento, compreendendo conteúdos e conceitos das matérias de Física, Química, Biologia, Ciências Ambientais, entre outras. Entretanto, na prática escolar o componente das Ciências Naturais é tratado de forma disciplinar, especialmente no Ensino Fundamental II. Para ministrar o componente curricular de Ciências Naturais no ensino fundamental é necessário ser licenciado em Física, Química ou Ciências Biológicas, embora tradicionalmente este componente curricular tem sido assumido por biólogos. A análise das estruturas curriculares do curso de licenciatura em Química presencial da UFRN apontou para uma escassez de disciplinas que trabalhem conteúdos de biologia. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo a elaboração de uma sequência de atividades a partir de uma Questão SócioCientífica e a proposição de um mini-curso a fim de contribuir para a qualificação dos licenciandos em Química presencial da UFRN no que diz respeito aos conceitos básicos de Genética. Os resultados obtidos mostram que os participantes do mini-curso apresentaram rendimento bastante variável nas atividades propostas, o que reforça a necessidade de disciplinas na estrutura curricular desses futuros professores e não apenas de mini-cursos na tentativa de minimizar a ausência dos conteúdos de Biologia. Entretanto, acreditamos que o produto educacional aqui produzido, ou seja, uma sequência de atividades para ensinar conceitos básicos de Genética por meio de uma QSC que trata da temática Movimento Antivacinação seja bastante interessante e pertinente nos dias atuais e pode ser utilizado em outros contextos, como por exemplo por professores de Ciências.