UMA HISTÓRIA DE (DES)ENCONTROS NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UFRN (2002-2016) - VÍDEO SOBRE O USO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Mestrado profissional em ensino. Ensino de Matemática. Produto Educacional. Vídeo.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) define o mestrado profissional como uma modalidade de Pós-Graduação Stricto Sensu que oferece cursos de natureza profissional, visando à capacitação científica e aplicada de professores da Educação Básica e/ou profissionais de ensino formal e não formal nos diferentes campos de conhecimento. Posto isto, o contexto desta pesquisa é o curso de mestrado profissional em ensino de Ciências Naturais e Matemática (CMPECNM), que iniciou suas atividades no 1º semestre de 2002, com o objetivo de qualificar, em nível de mestrado, licenciados ou outros graduados envolvidos em atividades docentes. A importância deste estudo está na necessidade de contar a trajetória do CMPECNM no que diz respeito às representações individuais dos professores e dos egressos sobre o mestrado profissional em ensino. A temática está norteada pela seguinte questão: como os professores, os coordenadores e os egressos do desenvolveram seus Produtos Educacionais no contexto de um curso de mestrado profissional em ensino? Para respondê-la, traçamos como objetivo geral elaborar um estudo historiográfico acerca do entendimento dos coordenadores, dos professores e dos egressos sobre Produto Educacional advindo do CMPECNM da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período de 2002 a 2016. O recorte temporal deste estudo limita-se ao ano de 2016, devido à oferta, na estrutura curricular do curso, da disciplina Desenvolvimento e Avaliação de Materiais Instrucionais, cuja ementa trata da elaboração e da avaliação de Produtos Educacionais. Os procedimentos metodológicos tem por base os conceitos da história oral, a fim de tornar possível a escrita historiográfica do curso de mestrado profissional do PPGECNM/UFRN. Os pressupostos teóricos têm seu fundamento em Meihy (2005), Alberti (2004a, 2004b), Lang (2011) e nos trabalhos do Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM). Para a escrita historiográfica, realiza a intertextualidade na perspectiva de Ruiz e Faria (2012) e Oliveira e Brito (2013), considerando as entrevistas e os diversos documentos que se remetem aos mestrados profissionais. O Produto Educacional é um vídeo que pode ser utilizado como uma tecnologia audiovisual com fins pedagógicos, intitulado: “Vídeo informativo sobre a importância dos Produtos Educacionais para o professor de Matemática”. Apresenta não apenas informações gerais sobre os Produtos Educacionais que são elaborados pelos egressos do CMPECNM da UFRN, exaltando a sua importância nas aulas de Matemática mas também como eles podem ser acessados. Por fim, a análise apontou que as compreensões dos entrevistados acerca dos Produtos Educacionais não foram lineares e pacíficas, porém, com o passar do tempo e a consolidação do PPGECNM, foram ao encontro do que a CAPES determina (elaboração, aplicação, avaliação e validação do Produto Educacional), após reflexões e discussões entre professores, durante realização de reuniões de Colegiados do Programa; ou entre alguns deles, em encontros informais, chegando à implantação no currículo do curso da disciplina Desenvolvimento e Avaliação de Materiais Instrucionais.