Atividades Baseadas em História da Educação Matemática para a Formação de Professores
História da Educação Matemática; Formação de Professores; Atividades.
O projeto pretende sistematizar e avaliar a aplicação de duas atividades, uma denominada de “Atividade comparativa de livros didáticos do passado e do presente”, na qual foi trabalhado o conteúdo de Máximo Divisor Comum (MDC) e Mínimo Múltiplo Comum (MMC), e outra, “A prova dos Nove e os Noves-fora”. Ambas foram apluicadas em uma disciplina de História da Educação Matemática (HEM) do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), apoiadas no princípio de que a formação do educador com senso histórico deve ver o passado do processo educativo refletido no presente na forma de pressupostos, práticas, preconceitos alterações e permanências e que os professores devem compreender o passado do ensino de matemática para tornar o presente mais inteligível, questionar a consciência social coletiva e promover e/ou provocar questionamentos sobre ele. É nosso objetivo compreender como essas atividades podem contribuir com a formação inicial e continuada de professores a partir do estudo e da discussão de aspectos relativos às
alterações e permanências de concepções relacionadas ao ensino de alguns tópicos da matemática escolar ao longo do tempo.