A linguagem audiovisual do Cinema como elemento integrador da Arte e Ciência na formação cultural dos professores de Ciências e Matemática
formação cultural de professores, cinema, ciência e arte
Este trabalho constitui-se de um estudo sobre a importância do Cinema para a formação cultural e profissional dos professores de Ciências Naturais e Matemática. O potencial educativo do Cinema é ressaltado por diferentes autores, que revelam, também, a lacuna de formação dos professores nesse meio (mídia). Neste estudo, defendemos a linguagem audiovisual do Cinema como elemento integrador da Arte e Ciência na formação cultural e profissional do professor. A temática sobre a formação cultural dos professores vem sendo desenvolvida por diferentes autores, na qual a tônica tem sido a importância do diálogo inteligente com o mundo. Especificamente, na formação dos professores de Ciências e Matemática, pela aproximação do Cinema em sua formação, vislumbra-se a possibilidade de minimizar a dicotomia entre a formação humanística e científica, já bastante discutida por alguns estudiosos. Os produtos educacionais gerados buscaram contribuir para uma efetiva vivencia e reflexão em torno do papel cultural e educacional do Cinema. Considerando o Cinema como uma possível ‘ponte’ entre as duas culturas (cultural científica e a cultura humanística) e visando promover a apropriação da linguagem audiovisual na formação dos professores, realizamos a I Mostra – Primavera Cultural: Cinema e Ensino de Ciências. A elaboração da cartilha “Tópicos de história, linguagem e técnica do Cinema para professores de Ciências e Matemática”, e sua aplicação em um minicurso no XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física também visaram contribuir com a aproximação da Ciência e Arte na formação dos professores.