SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA HISTÓRIA DE PROFESSORES E FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REGIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE
SBEM/RN. Formação de Professores. História da Educação Matemática. Licenciatura em Matemática. UFRN
Esta dissertação, na área de História da Educação Matemática (HEM), traz uma história da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional do Rio Grande do Norte (SBEM/RN) por meio de uma história social e do tempo presente. Assim, a partir dessa historiografia, nos questionamos: O que pensam sobre a SBEM/RN estudantes da licenciatura em matemática da UFRN e professores da Educação Básica que ensinam matemática? Para responder a este e outros questionamentos, nosso objetivo geral foi analisar como opinam os estudantes da licenciatura em Matemática da UFRN e os professores da Educação Básica que ensinam Matemática sobre a SBEM/RN. A presente pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fazendo uso da pesquisa documental e da aplicação de questionários. O questionário foi aplicado em três turmas de graduação do curso de Licenciatura em Matemática da UFRN no campus Natal, contando com a participação de 44 estudantes. Os resultados obtidos indicam que os estudantes da licenciatura têm pouco ou nenhum conhecimento sobre a SBEM/RN, demonstrando escasso entendimento sobre a Sociedade Brasileira de Educação Matemática, além de apresentarem uma concepção equivocada acerca do que constitui uma sociedade científica. Esta pesquisa está atrelada ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, na seguinte linha de pesquisa: História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino de Ciências Naturais e da Matemática, deste modo é necessário que o mestrando elabore um Produto Educacional (PE), assim elaboramos o Livro Iconográfico, intitulado “SBEM/RN: uma possível história” dado o material que tínhamos armazenado, como fotos cedidas, imagens da Internet e prints de sites que falavam sobre a SBEM/RN. Após a elaboração do Livro, fizemos a aplicação do PE nas turmas da Licenciatura em Matemática da UFRN, campus Natal, para que os estudantes pudessem avaliar, criticar e dar sugestões ao PE. A avaliação do PE nos mostrou que os 43 estudantes das três turmas de graduação em Licenciatura em Matemática, campus Natal, em que foi aplicado o questionário de avaliação não conheciam a SBEM/RN e não sabiam para que serve esta Sociedade, mas têm interesse em conhecê-la melhor. Outro resultado obtido foi que, por meio do Livro Iconográfico, os estudantes conseguiram compreender uma possível história da SBEM/RN.