Banca de QUALIFICAÇÃO: LAURO JEFERSON TARGINO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAURO JEFERSON TARGINO DA SILVA
DATA : 29/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/tuo-pbze-xsj
TÍTULO:

Efeitos da Administração Tópica de um Nanoemulgel de Capsaicina e Lidocaína em Modelos de Neuropatia Diabética Avançada.


PALAVRAS-CHAVES:

Neuropatia Diabética; Hipoalgesia; Regeneração Nervosa; Capsaicina; Lidocaína


PÁGINAS: 60
RESUMO:

A neuropatia diabética avançada (NDA) é uma séria complicação do diabetes mellitus (DM), marcada pela perda da sensibilidade protetora ao calor (hipoalgesia térmica), o que aumenta drasticamente o risco de complicações graves. Essa condição está frequentemente ligada à diminuição da densidade de fibras nervosas epidérmicas. Este estudo tem como objetivo investigar se a aplicação tópica de um nanoemulgel de capsaicina e lidocaína pode restaurar a sensibilidade protetora e promover a regeneração nervosa em modelos de NDA em ratos. Foram utilizados 21 ratos Wistar machos, divididos em três grupos de 7 animais: controle negativo (tratado com excipientes), controle positivo (tratado com capsaicina comercial a 0,075%) e grupo experimental (tratado com o nanoemulgel). A sensibilidade protetora foi avaliada quantitativamente através do teste de hot plate a 47ºC. A análise da regeneração nervosa por imunohistoquímica (marcador PGP9.5) está em andamento. Nos testes comportamentais (hot plate), na análise intragrupos (pré-tratamento vs. pós-tratamento), nenhum dos tratamentos reverteu a hipoalgesia. No entanto, o creme de capsaicina comercial agravou a condição (p=0,0313), enquanto o nanoemulgel (p=0,3125) e os excipientes (p=1) não o fizeram. A análise intergrupos confirmou que houve uma diferença significativa entre o nanoemulgel e o creme comercial (p=0,0070), e que não houve diferença significativa entre o nanoemulgel e os excipientes (p=0,0313). Os resultados parciais sugerem que, embora o novo nanoemulgel não tenha sido capaz de restaurar a sensibilidade, ele demonstrou um perfil de segurança superior ao do tratamento comercial, pois não piorou a hipoalgesia térmica. A conclusão completa sobre a eficácia do nanoemulgel dependerá dos resultados da análise de densidade de fibras nervosas intraepidérmicas, que complementarão os dados comportamentais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2374605 - AURIGENA ANTUNES DE ARAUJO
Interna - 2492713 - ERICKA JANINE DANTAS DA SILVEIRA
Externo ao Programa - 1639820 - ARNOBIO ANTONIO DA SILVA JUNIOR - UFRN
Notícia cadastrada em: 12/09/2025 09:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao