REMEDIAÇÃO IN SITU DE SOLOS CONTAMINADOS COM ÓLEO DIESEL UTILIZANDO UM SISTEMA DE LAVAGEM COM MICROEMULSÕES
Óleo diesel, solo arenoso, microemulsão, método de lavagem,
Os reservatórios subterrâneos do sistema retalhista de combustíveis representam uma ameaça, pois estando em mal estado de conservação esses tanques permitem o vazamento de combustíveis. O vazamento pode ser imperceptível num solo que ofereça as condições ideais, neste caso o líquido infiltrará sem dificuldade e pode chegar a um ponto distante dos locais do vazamento. No Brasil os combustíveis obtidos pela destilação do petróleo ainda são os mais consumidos, com destaque para o óleo diesel que atualmente é o produzido em maior quantidade. A fim de preservar a qualidade da vida quando a contaminação é detectada faz-se necessária a realização da limpeza do local para retirar o contaminante. Atualmente são conhecidas diversas formas de remediação do solo, aplicadas de acordo com o tipo e a quantidade do contaminante. Natal, capital do estado do Estado do Rio Grande do Norte, é uma cidade com um solo muito arenoso em praticamente todas as regiões, isso pode facilitar a percolação do combustível e levá-lo a contaminar não apenas o solo mas também a água do lençol freático. Para combustíveis como o óleo diesel, este trabalho apresenta os sistemas microemulsionados usados pelo método de lavagem. Para todos os ensaios feitos em coluna o solo arenoso teve alguns de seus parâmetros como a porosidade, a permeabilidade, o índice de vazios entre outros calculados. No solo contaminado artificialmente as microemulsões mostraram excelente desempenho extraindo em torno de 90% do óleo diesel. Este resultado comprova a eficiência da microemulsão no processo extração do óleo diesel do solo com a vantagem de ser um sistema de fácil obtenção e menos agressivo ao meio ambiente.