Formulações diesel B10/butanol/etanol/metanol: equilíbrio de fases e ensaios em motor ciclo diesel
Energia. Diesel. Álcoois. Equilíbrio de fases. Curvas de potência.
Dentre as principais fontes de energia utilizadas no Brasil, o óleo diesel destaca-se em função da sua ampla utilização no modal rodoviário, locomotivas e navios. Apesar da sua relevância para o setor de transportes no âmbito nacional, é inegável a contribuição deste para os desequilíbrios climáticos atualmente observados no mundo. Nesta perspectiva, ainda que seja desafiador conciliar o suprimento das necessidades energéticas globais com a preservação do meio ambiente, a capacidade de reduzir emissões indesejáveis transforma as misturas diesel/álcoois numa opção atrativa. Partindo dessa premissa, o presente estudo tem como objetivo geral desenvolver misturas diesel B10/butanol/metanol (DBM) e diesel B10/butanol/etanol (DBE) para uso em motores. As composições das formulações foram determinadas com base na construção de diagramas de equilíbrio na temperatura de 25 ± 2°C. Aos dados de equilíbrio de fases obtidos foram aplicadas as correlações de Othmer-Tobias e Hand que atestaram a consistência termodinâmica destes. Em seguida foi avaliada a adequação dos modelos NRTL e UNIQUAC no ajuste dos dados experimentais com o auxílio da ferramenta computacional TML, sendo este último o que gerou menor desvio quadrático médio (0,34%). As misturas preparadas foram submetidas aos ensaios de densidade (ASTM D4052 a 20, 25 e 40°C), viscosidades cinemática e dinâmica (ASTM D7042 40°C), corrosividade ao cobre (ASTM D130 a 50°C por 3h), ponto de fluidez (ASTM D97), névoa (ASTM D2500), entupimento (ASTM D6371) e pressão de vapor (ASTM D6378), além de empregadas na construção de curvas de potência em um motor de ciclo diesel de acordo com as recomendações do código de ensaio de motores (ABNT – NBR ISO 1585). Em linhas gerais, todas as composições estudadas possuem características que atendem às especificações da ANP para uso rodoviário, embora a DBM2 tenha apresentado consumo horário e específico insatisfatórios durante a queima em um motor à diesel.