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Banca de DEFESA: DÉBORAH CORDEIRO DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DÉBORAH CORDEIRO DE ANDRADE
DATA : 19/08/2022
HORA: 10:00
LOCAL: VIRTUAL
TÍTULO:

ESTUDO DA REMEDIAÇÃO DE SOLO CONTAMINADO COM DIESEL OU CROMO (VI) APLICANDO ELETROCINÉTICA E BARREIRA REATIVA PERMEÁVEL DE CORTIÇA


PALAVRAS-CHAVES:

Remediação eletrocinética, barreira reativa permeável, grânulos de cortiça, metais pesados, compostos orgânicos.


PÁGINAS: 145
RESUMO:

O problema ambiental relacionado à contaminação de solos por compostos orgânicos e inorgânicos, que é causada pelo descarte inadequado de efluentes e resíduos ou vazamentos acidentais provenientes das indústrias têxtil, alimentícia, agrícola e petrolífera, existe uma grande necessidade para que sejam desenvolvidas tecnologias as quais possam minimizar o impacto dessa poluição. Esta é uma questão ambiental séria, devido ao alto impacto negativo da contaminação de metais pesados, como o cromo hexavalente, e de compostos orgânicos, como o diesel. Uma forma de reduzir esse efeito consiste em aplicar tecnologias de remediação no solo, as quais promovam a remoção desses contaminantes de maneira efetiva, de baixo custo e que também não acarrete em novos problemas ambientais. Visando proporcionar novos dados sobre remediação de solos contaminados com cromo hexavalente e diesel, separadamente, a presente tese apresenta o estudo de aplicação da tecnologia de eletrocinética combinada com a barreira permeável reativa constituída de grânulos de cortiça. Para aumentar a eficiência de remoção dos poluentes, agentes quelantes e surfactante foram adicionados como eletrólitos. Para a remediação eletrocinética no solo contaminado com cromo hexavalente, a barreira utilizada foi composta por cortiça virgem e os eletrólitos utilizados foram: água destilada, ácido cítrico (1 M), cloreto de sódio (0,1 M) e água da torneira. Embora o ácido cítrico e o cloreto de sódio apresentem maior condutividade do que a água destilada, os resultados mostraram uma remoção superior de cromo total e hexavalente no teste EC-PRBa/AD-AD, em que água destilada foi adicionada nas câmaras dos eletrodos e grânulos de cortiça colocados perto do ânodo (37,6 % de remoção). Em termos de redução, mais de 82% do Cr (VI) foi reduzido a Cr (III) apenas pelo contato com o solo, provavelmente devido à alta concentração de Fe2+ no solo (> 6000 mg kg-1). Esse comportamento foi potencializado pela presença de ácido cítrico, que baixou ainda mais o pH do solo. O teste em que o cloreto de sódio foi o eletrólito em ambos os compartimentos apresentou a menor taxa de remoção, provavelmente devido à diminuição na disponibilidade de seus íons pela formação de sais e bases com cátions presentes na matriz do solo. Para a remediação no solo contaminado com diesel, a barreira utilizada foi composta por cortiça negra e os eletrólitos aplicados foram: água da torneira, sulfato de sódio (0,05 M) e dodecil sulfato sódico (3,46 M). Os resultados mostraram que, apesar do SDS e Na2SO4 proporcionarem efeitos mais intensos de migração de orgânicos devido a sua afinidade com o óleo e dissociam íons com maior capacidade condutiva, comparando com a água da torneira, o teste em que essa era o eletrólito resultou na melhor taxa de remoção de diesel, chegando a 85,3%. No entanto, a aplicação de SDS e Na2SO4 também promoveu resultados satisfatórios (72,4%).


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2275848 - ELISAMA VIEIRA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1645110 - CARLOS ALBERTO MARTINEZ HUITLE - UFRNExterno à Instituição - SALVADOR COTILLAS SORIANO
Externo à Instituição - JORGE VIDAL - usach
Externa à Instituição - DANYELLE MEDEIROS DE ARAUJO - UERN
Notícia cadastrada em: 02/08/2022 17:38
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