PPGEQ/CT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA CENTRO DE TECNOLOGIA Téléphone/Extension: (84) 99474-6685 https://posgraduacao.ufrn.br/ppeq

Banca de DEFESA: SUZARA RAYANNE DE CASTRO SENA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SUZARA RAYANNE DE CASTRO SENA
DATA : 26/08/2019
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO NUPEG
TÍTULO:

Avaliação de Ésteres Etílicos como Aditivo à Gasolina


PALAVRAS-CHAVES:

aditivos oxigenados; gasolina; lubricidade; motor ciclo Otto.


PÁGINAS: 94
RESUMO:

Esse estudo teve como objetivo avaliar a aplicação do octanoato de etila ou oleato de etila, em diferentes concentrações, como aditivos à gasolina a partir de análises de caraterização, consumo em motor ciclo Otto e efeito dos aditivos sobre a lubricidade do combustível. As análises de pressão de vapor, curva de destilação e corrosividade apresentaram valores exigidos pela legislação. Em relação ao estudo reológico, o modelo que melhor se ajustou aos valores experimentais dos sistemas gasolina+éster foi o de Oswald de Waele, que também foi o modelo que melhor se ajustou aos dados experimentais da gasolina pura. Ambos os ésteres aumentaram a densidade da mistura com o aumento da sua concentração na gasolina. Os resultados obtidos de poder calorífico dos combustíveis foram melhores quando comparados com resultados da literatura para outros aditivos oxigenados. Através de medidas dos índices de octanagem MON (Motor Octane Number) e RON (Research octane number) verificou-se que a octanagem das formulações contendo octanoato de etila foi superior ao comparar com as formulações contendo oleato de etila. Os ensaios de lubricidade foram realizados em uma máquina de HFRR (High Frequency Reciprocating Test Rig). Os valores de WSD (Wear Scar Diameter) diminuíram com o aumento da concentração do éster na mistura. A resistência do filme lubrificante apresentou valores acima de 85% para formulações com concentração de éster em 10% e 15%. Já as análises de consumo dos combustíveis foram realizadas em motor ciclo Otto de 4 tempos, em que manteve-se a rotação em 4400 rpm e variou-se a potência de 3 kW a 12 kW, com intervalos de 3 kW para obtenção das curvas de consumo horário e consumo especifico. Mesmo os ésteres tendo poder calorífico menor, obteve-se o consumo horário semelhante ao da gasolina pura. Em relação ao consumo específico, ao aumentar a potência teve-se uma melhor conversão da massa de combustível queimada em energia. Os resultados também mostraram que o octanoato de etila apresenta melhores características para ser adicionado na gasolina quando comparado ao oleato de etila.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2929066 - ANDRE LUIS LOPES MORIYAMA
Interna - 1543286 - CAMILA GAMBINI PEREIRA
Interno - 1308273 - EDUARDO LINS DE BARROS NETO
Externa à Instituição - ERINÉIA DA SILVA SANTOS
Externa ao Programa - 1415919 - KATHERINE CARRILHO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MANOEL REGINALDO FERNANDES - UFERSA
Notícia cadastrada em: 20/08/2019 11:35
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