Dessulfurização adsortiva de frações de petróleo em ZSM-35 modificada com molibdênio
dessulfurização, adsorção, ZSM-35, molibdênio
A busca por tecnologias mais limpas para a remoção de compostos de enxofre nos combustíveis é uma constante, visto que o processo comercial de dessulfurização atualmente utilizado é caracterizado pelo alto consumo de hidrogênio e severas condições operacionais de temperatura e pressão. Neste trabalho foi avaliada a utilização do material zeolítico ZSM-35 modificado com molibdênio em diferentes concentrações (2,5% a 10%) aplicado em um processo adsortivo de dessulfurização a baixas temperaturas e pressão. Os materiais foram preparados via impregnação úmida e caracterizados por difração de raios-X, microscopia eletrônica de varredura, análise térmica e adsorção de nitrogênio. A dessulfurização adsortiva foi conduzida em um sistema em batelada a temperaturas que variaram de 303 K a 323 K sob agitação de 140 rpm, utilizando uma gasolina sintética contendo heptano e tiofeno. O enxofre contido nas amostras foi quantificado de acordo com a norma ASTM D5443. A cinética de adsorção foi avaliada pelos modelos cinéticos de peseudoprimeira ordem, pseudossegunda ordem, difusão intrapartícula e Elovich. Os resultados obtidos mostraram que a capacidade de adsorção dos materiais e o rendimento da dessulfurização apresentaram influência da temperatura e da concentração do molibdênio na estrutura zeolítica, sendo que a melhor eficiência do processo foi obtida a uma temperatura de 313 K empregando a ZSM-35 com 5% de molibdênio.